Domingo 16/06/2024 06:57

SIMTED de Nova Andradina realiza Caminhada pela Paz

Eventos - Assassinato do Professor

Imagem: novanews.com.br

Neste sábado (30), às 9h, o SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Nova Andradina, realizará uma “Caminhada pela Paz”, que terá início em frente ao Museu Municipal, localizado à Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade. Esta foi a maneira que os trabalhadores em educação do município encontraram para mostrar a sua indignação com o assassinato do professor Delmiro Salvione Bone, diretor da Escola Municipal Marcos Freire, no distrito de Casa Verde, ocorrido no final da tarde desta quinta-feira (28). Ele foi atingido por três tiros, disparados por um aluno, quando embarcava em um ônibus próximo à escola onde trabalhava. Não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

De acordo com o presidente do SIMTED de Nova Andradina, Edson Granato, os trabalhadores em educação do município estão inconformados com o assassinato do professor e reivindicam mais segurança e condições dignas de trabalho. “Queremos paz para poder exercer a nossa profissão, a morte do nosso companheiro Delmiro nos revoltou muito, é um absurdo não termos segurança em nosso trabalho. Estamos tristes, inconformados e vamos continuar lutando por respeito e dignidade em nossas escolas públicas”, afirma.

Segundo o professor Leandro Domingues, que também é membro da direção do sindicato, falta comprometimento do poder público, pois o aluno que disparou os tiros já estava apresentando problemas, já tinha passagens na polícia e a direção da escola já tinha solicitado a remoção dele. “Estamos indignados com a demora do poder público de tomar providencias cabíveis em relação a este aluno, pois a situação já tinha fugido do controle da direção da escola, nada foi feito e perdemos o nosso companheiro. Convocamos toda a sociedade de Nova Andradina para estar na nossa caminhada pela paz e pelo respeito. Tenho certeza que unidos somos mais fortes”, disse.

Para o presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul), Roberto Magno Botareli Cesar, entidade a qual o SIMTED de Nova Andradina é afiliado, a violência escolar tem vários motivos, entre eles os problemas sociais, alunos desmotivados, com uma visão negativa da escola, a falta de responsabilidade social, de punições individuais e políticas educacionais que não levam em consideração as realidades locais dos professores, alunos e pais. “Acreditamos que a violência é um problema social que está presente dentro das escolas e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da cidadania dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários”, ressalta.

Roberto disse ainda que a FETEMS e os SIMTED’s defendem que este tema deve ser levado para dentro da sala de aula, desde as séries inicias. “Esta é uma forma de trabalhar com um assunto controverso e presente no cotidiano das nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social. Também defendemos que o poder público deve assumir a sua responsabilidade e dar condições dignas de trabalho aos educadores, pois muitas vezes a escola se torna menos atrativa, por falta de materiais pedagógicos adequados, de modernização e infra-estrutura, além da falta de estimulo profissional, que muitas vezes é causada pela desvalorização da categoria e tudo isto reflete na sala de aula e faz com que os jovens não se sintam atraídos para os estudos e acabem se afastando cada vez mais e se envolvendo em situações como estas”, conclui.

Nesta sexta-feira (28), pela manhã, os trabalhadores em educação de Nova Andradina, principalmente os que conviviam no ambiente de trabalho com o professor Delmiro Salvione, já realizaram um protesto em frente ao Fórum do município, que recentemente determinou que o aluno responsável pelo assassinato, que já havia esfaqueado um colega, voltasse para a escola.

fatimanews.com/KF

assassinato do professor, aluno, ônibus, trabalhava, óbito, trabalhadores em educação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens