Domingo 02/11/2025 12:51

Mapa da Violência de 2012 mostra queda no número de homicídios no Estado

Estado - Geral - Evolução

(Foto: Edemir Rodrigues)

O relatório Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Instituto Sangari, mostra que Mato Grosso do Sul evoluiu positivamente ao longo dos últimos anos, reduzindo suas taxas de crimes de homicídios.

De acordo com o Mapa, em 2007 a taxa desse tipo de crimes no estado era de 30 mortes por 100 mil habitantes. Em 2010 a taxa caiu para 25,8 por 100 mil habitantes, uma redução de 14 % no número de homicídios.

A Capital também foi favorecida com as reduções nos índices de 2007 a 2010. O primeiro levantamento aponta 32,2 casos de homicídios por 100 mil habitantes, somente no ano de 2007. Números 32,6% menores foram contabilizados em 2010 com 21,7 casos por 100 mil habitantes.

No interior a queda foi um pouco menor, mas os índices também se mostraram positivos. No ano de 2007 a taxa de homicídios figurava em 28,9 casos por 100 mil habitantes, enquanto em 2010 os números registraram 27,7 ocorrências por 100 habitantes, uma redução de 4,1% nos índices de homicídios contabilizados nos municípios de Mato Grosso do Sul.

O relatório Mapa da Violência 2012 também destacou os dados dos últimos 10 anos no Estado. Segundo o levantamento, Mato Grosso do Sul saiu da 10ª posição no ranking de casos de homicídios e passou a figurar na 18ª colocação do ranking, uma redução de 16,8 % nos casos registrados. A Capital obteve resultados ainda mais satisfatórios caindo da 11ª posição para a 26ª colocação no ranking. A taxa caiu de 39,3 para 21,7 casos de homicídios por 100 mil habitantes. Uma redução de 44,8 %.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, os resultados divulgados pelo Mapa da Violência são consequências das atuações das Polícias Militar e Civil através de ações de prevenção e repressão a criminalidade, estabelecidos pelo Plano Estadual de Redução da Criminalidade, criado pela Sejusp e alicerçado através de planejamento estratégico, com estabelecimento de metas a serem cumpridas pelas Instituições que compõem a pasta da segurança pública. “Outro fator positivo são os resultados obtidos através do Plano Meta 2 de elucidação dos crimes de homicídios, onde o estado obteve 90,23% dos homicídios de 2007 esclarecidos, fato este que colocou o Mato Grosso do Sul entre os seis Estados brasileiros que atingiram as metas previstas”, explica Jacini.

O Plano Meta 2 refere-se a conclusão das investigações de mais de 90% dos homicídios dolosos, relativos aos inquéritos policiais instaurados até 31 de dezembro de 2007, inserido na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que tem por objetivo reunir e coordenar ações de combate à violência e traçar políticas nacionais na área criminal, envolvendo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça (MJ).

Para o secretário o aprimoramento da gestão da Sejusp, a capacitação do efetivo e o ingresso de mais policiais nos quadros das polícias Civil e Militar são fatores que contribuíram decisivamente para a redução dos homicídios, assim como os demais crimes no Estado. “A Segurança Pública tem realizado análises de desempenho institucional a cada dois meses, sendo que o último gráfico mostra uma curva ascendente em relação à apuração de homicídios”, disse o secretário ao comparar os dados dos primeiros quatro meses de 2011 e 2012, quando foram registrados 70% de esclarecimento nos crimes de homicídios dolosos, já com a determinação da autoria.

Dados Históricos

Durante todo o período de análise do Mapa da Violência o Estado de Mato Grosso do Sul evidenciou taxas acima da média nacional. O levantamento apontou dois períodos em que os dados superaram as expectativas e foram positivos para o Estado, ficando abaixo dos índices nacionais.

No período de 1980/1996 as taxas do Estado cresceram com um ritmo superior ao nacional, puxados pela elevação dos índices de Campo Grande, apesar do interior também contribuir significativamente para esse crescimento – 4,1% ao ano. Como resultado desse aumento, o distanciamento entre as taxas do Estado e as do país atinge sua máxima expressão em 1996, quando os índices de Mato Grosso do Sul encontram-se 52,3% acima dos nacionais.

As quedas das taxas estaduais começam a ser notadas a partir de 1996, com ênfase no período que compreende os anos de 2007 a 2010, que foram arrastadas pelos números da Capital, enquanto no país os índices experimentaram crescimento. Se as taxas do país nesta fase aumentam 5,7%, as de Mato Grosso do Sul caem 31,6%, pressionadas pelas fortes quedas da Capital, que apresentaram 48,9% casos a menos.

De acordo com o gestor de estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Francisco Duarte de Almeida, os números de 1999 até 2002 eram poucos confiáveis e a partir de 2003 foram consolidados e mais seguros. “Para aferir a qualidade das informações utilizamos os dados da Sejusp de ocorrências de homicídios e cruzamos com os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Desta forma, ao confrontar as curvas de evoluções ao longo do período percebemos que são bastante semelhantes principalmente em Campo Grande. Apesar da diferença em números de notificações do sistema do Ministério e dos Boletins de Ocorrências, pode-se afirmar que a qualidade das informações são realmente confiáveis”, explicou o gestor. 

Notícias MS /V.H.

Mato Grosso do Sul, Relatório Mapa 2012, Redução, Taxas de Crimes e Homicídios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens