Foto: Edemir Rodrigues

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MS) está capacitando voluntários de pelo menos sete municípios que desejam colaborar em casos de catástrofes, incêndios e situações de emergência. O curso de agente voluntário de Defesa Civil teve início nesta semana na cidade de Dourados.
De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, o curso será levado para os municípios de Amambai, Nioaque, Coxim, Aquidauana, São Gabriel do Oeste e Eldorado. “Cerca de 300 voluntários vão participar deste curso. O objetivo é capacitar para o trabalho preventivo e na preparação para atuar em desastres”, informou.
Durante a capacitação, os voluntários vão aprender também como fazer o levantamento de áreas de risco e ainda planejar a atuação das equipes, caso haja a necessidade. Assuntos como transporte, apoio e abrigos em situações de emergência também serão discutidos durante o curso. “Entre outras situações, os voluntários serão capacitados para atuar no atendimento pré-hospitalar, em casos de incêndios, incêndios em vegetação, vazamento de produtos perigosos, entre outros”, disse o coordenador estadual de Defesa Civil.
Outro destaque do curso é para a elaboração de planos de trabalhos e preenchimento de relatórios, principalmente no que se refere aos documentos exigidos para que o município possa declarar situação de emergência, e desta forma garantir auxilio financeiro do governo federal. O governo do Estado, por meio da Cedec-MS tem auxiliado cidades do interior que foram afetadas por enxurradas e inundações. Nestas situações são exigidos, por exemplo, o formulário de Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), que precisa ser feito até cinco dias após a ocorrência, o relatório detalhado, a documentação fotográfica e ainda o requerimento de apoio financeiro.
Paralelo ao trabalho de apoio às prefeituras, a Defesa Civil estadual ainda auxilia as vítimas com entrega de donativos, como colchões, água e roupas. No mês de março do ano passado, por exemplo, caminhões da Cedec-MS, foram buscar no Paraná cestas básicas doadas pelo Ministério da Integração Nacional para assistir as cidades com famílias desabrigadas ou desalojadas afetadas pelas inundações.
Conforme coronel Ociel, o curso de agente voluntário em ações de Defesa Civil tem duração de quarenta horas semanais. Ao fim da capacitação, os participantes vão receber diplomas, além do colete e o boné da Defesa Civil municipal. “Eles também serão cadastrados para quando houver necessidade serem acionados”, salientou.
A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil instituída no mês de abril de 2012 prioriza a capacitação de voluntários. A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul tem cadastrados atualmente mais de dois mil agentes voluntários.
Cronograma
As próximas cidades a receber o curso são Amambai, no período de 9 a 13 de julho; Nioaque (13 a 17 de agosto); Coxim (10 a 14 de setembro); São Gabriel do Oeste (15 a 19 de outubro) e Eldorado (19 a 23 de novembro).