Domingo 02/11/2025 12:55

Carvão é responsável por 5% do PIB de MS e emprega 80 mil

Estado - Recursos Naturais - Carvão emprega 80 Mil

Foto: blogtin-alex.blogspot.com

Com o desenvolvimento do setor florestal em Mato Grosso do Sul, a madeira do eucalipto plantado para a construção civil, produção de papel e o campo da siderúrgica, passa a ser destinada para produção de carvão, que atualmente envolve 300 empresas, produzindo o equivalente a 400 mil metros cúbicos de carvão por mês.

Isso significa o encaminhamento metade para outros Estados e movimentando cerca de R$ 750 milhões, 5% do Produto Interno Bruto (PIB) de MS.

“O mercado é amplo e promissor. Estamos desenvolvendo atividades que tiram dúvidas e incentivam o produtor rural de MS a diversificar sua produção e atuar como empreendedor, com foco em na sustentabilidade e na sua receita, que por consequência beneficiará todo o Estado”, diz o presidente do conselho administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, Ademar Silva Junior, referindo-se ao Programa Mais Floresta - que ainda cumpre agenda na cidade de Batayporã, na quarta-feira (4) e em Chapadão do Sul, no dia 7 de agosto.

Somente uma empresa, localizada em Três Lagoas, interior de MS, consome 60% do total de carvão produzido no Estado.

Essa mesma empresa, planta cerca de 30 mil hectares, mas com meta para 2017 alcançar a produção de 550 mil toneladas por ano, para consumo próprio. Cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos são relacionados à cadeia produtiva de carvão em MS.

 

A capacitação da mão de obra para o cultivo de eucalipto em MS é desenvolvida pelo Senar/MS, que em 2012 deve instruir cerca de 150 pessoas em dez municípios contemplados com o curso, que tem duração de 24 horas, com programação prática e teórica.

São oferecidas 15 vagas em cada cidade e o único pré-requisito é a idade mínima de 18 anos. A capacitação é gratuita com inscrições disponíveis nos sindicatos rurais das regiões onde ocorrerão os cursos.

No mês de julho serão beneficiadas as cidades de Três Lagoas, Chapadão do Sul e Santa Rita do Pardo. Já no mês de agosto, o curso de cultivo de eucalipto ocorrerá em Amambai e Dourados.

Setembro será o mês de Naviraí receber a capacitação, enquanto que Rio Verde do Mato Grosso e Cassilândia serão beneficiadas em outubro. Jardim e Coxim fecharão a programação do curso em 2012 no mês de novembro.

Toda a programação e data específica de cada orientação estão disponíveis no site www.senarms.org.br e nos sindicatos rurais dos municípios.

Mais Floresta

O programa faz parte do Plano para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas, que define estratégias para o desenvolvimento florestal em Mato Grosso do Sul e prevê o plantio de 1 milhão de hectares de florestas até 2030, nas cidades da região nordeste do Estado que possuem alta demanda de matéria-prima para a indústria florestal, como a celulose e o papel.

O Mais Floresta é realizado pelo Senar/MS em parceria com Famasul, e conta com apoio do Painel Florestal, Cautex Florestal,Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Reflore MS, Sebrae/MS, Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura-SBAG.

 

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

desenvolvimento, setor florestal, madeira, eucalipto, construção civil

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens