Empresários discutem desenvolvimento do setor no PantanalPão
Estado - Ações Coletivas - Desenvolvimento do PantanalPão
Foto: difusora1250.com.br
Durante o Encontro Empresarial do 1º PantanalPão (Congresso da Indústria da Panificação), realizado nesta sexta-feira (29/06), no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reuniu-se com empresários da indústria da panificação e confeitaria do Estado para conhecer as demandas do segmento na área de qualificação profissional.
“Precisamos ouvir os pleitos dos empresários para definir as ações para atendê-los. Nós entendemos que a melhor maneira de construir qualquer proposta é a união da classe empresarial por meio do sindicato representativo”, declarou.
Com relação à falta de mão de obra qualificada no segmento da indústria da panificação no Estado, Sérgio Longen informou aos empresários que o Senai já conta com uma unidade móvel totalmente equipada para oferecer cursos em qualquer município.
“Nos dois dias de realização do PantanalPão, deixamos exposta no Albano Franco a unidade móvel de panificação e confeitaria do Senai, que também foi utilizada na promoção de cursos rápidos de pães e biscoitos. Essa carreta pode ser deslocada para qualquer região do Estado, onde não o Senai não tem unidade fixa, para atender a demanda das indústrias”, garantiu.
Ele destacou ainda que a realização do 1º PantanalPão foi fundamental para mobilizar os empresários e assim fortalecer o segmento em Mato Grosso do Sul.
“O PantanalPão é o primeiro passo de um cenário que precisamos construir para a panificação. O evento é uma ação da Fiems, em parceria com o Sindepan/MS (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso do Sul), para a indústria da panificação, mas pretendemos promover outras ações nesse sentido já visando a realização do 30º Congrepan em Campo Grande em outubro de 2013”, declarou.
Empresários
O presidente do Sindepan/MS, Raul Barbosa, voltou a lembrar que o PantanalPão é uma preparação para o próximo ano, quando será realizado o Congrepan.
“Precisamos contar com a participação dos empresários do segmento de todo o Estado. A reunião de hoje serviu para demonstrar aos empresários a importância da participação deles nos eventos promovidos pelo Sindicato”, pontuou.
Para a empresária Glauce Regina Pedroso, da +Q Pão, a reunião foi de extrema importância, pois estimulou a união dos empresários.
“Esse tipo de reunião com o presidente da Fiems é imprescindível porque estimula mesmo a mobilização do pessoal. A observação dele está correta, só com união conseguiremos êxito nos nossos pleitos sejam eles por qualificação, por questões tributárias, enfim. Para pleitear qualquer coisa que seja precisamos nos fortalecer e nos unir”, disse.
A gerente da Pão & Tal, Márcia Cristina R. da Silva, também aprovou o encontro e destacou que o próprio evento foi importante para unir ainda mais os panificadores.
“Os horários são difíceis, mas vejo que todos estão se mobilizando, fazendo revezamento nas padarias para proporcionar a participação a todos”, destacou.
Cursos e palestras
Nos dois dias do PantanalPão, os participantes tiveram uma vasta programação com cursos e palestras, que abordaram desde a gestão das empresas até a produção em si.
O curso prático “Transferência de Tecnologia para Padeiros e Confeiteiros/Wetline e ovos”, ministrado pelos técnicos da Fleischmann, Carlos Eduardo do Carmo e Fernando Alves de Oliveira, apresentou aos inscritos diversos produtos que facilitam o dia a dia de quem trabalha na padaria.
Durante as três horas de curso, eles mostraram os produtos que otimizam o tempo. “Hoje já não há porque separar a clara da gema, já existem produtos específicos que dispensam essa etapa antiga do processo”, disse Carlos Eduardo do Carmo.
Para a Carolina Daldon, de uma confeitaria de Aquidauana, valeu a pena vir a Campo Grande participar do PantanalPão. “A gente aprende a trabalhar melhor, economiza e otimiza o trabalho”, disse.
Já Palmira de Souza Veríssimo, que trabalha na Casa do Pão de Queijo, em Sidrolândia, destacou que todas as informações repassadas agregam muito no trabalho que eles já desenvolvem.
“São informações que se somam ao que já sabemos para podermos desenvolver melhor as nossas atividades sem desperdiçar material, tempo e dinheiro”, disse. Ela acrescentou que está satisfeita em participar do 1º PantanalPão.
Dia a dia
No evento, também foram apresentadas questões do dia a dia da panificadora na Sala Pão Francês, onde foram abordados assuntos como congelamento na padaria e benefícios da pré-pesagem, com as engenheiras de alimentos Maria Lúcia Friaça e Vivianne de Sena, ambas do Propan (Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação).
“Essa é uma etapa importante para controlar a matéria-prima, promover o aumento da produtividade e controlar custos”, destacou Vivianne de Sena.
A coordenadora de projetos do Propan, Francialda Mota, falou sobre programação e controle de produção. “Com essas clínicas conseguimos aumentar a rentabilidade e conhecer as dificuldades dos empresários, de forma que possamos orientá-los a fazer o gerenciamento, organização e controle de produção”, disse.
O coordenador-executivo do Propan em São Paulo e Mato Grosso do Sul, Fernando Machado, falou sobre padronização e custeio dos produtos. “Os empresários precisam buscar o custo real da empresa, fazer uma espécie de ficha técnica para chegar a esse custo real e por fim saber qual será sua margem”, destacou.
Para o autônomo Mamede Conceição Leite, de Campo Grande, a iniciativa de realizar um evento como o PantanalPão foi excelente.
Ele aprovou a proposta das clínicas e disse que as informações repassadas serão fundamentais para o crescimento profissional dele.
“Aqui tive uma atenção muito boa, pude conversar antes com a palestrante e esclarecer todas as minhas dúvidas”, disse. A atendente e confeiteira da Casa do Pão de Queijo, em Bonito, Joana Goulart da Cruz, também aprovou a iniciativa. “Hoje eu recebi muita informação e com certeza todas elas vão contribuir para que eu melhore o meu trabalho”, garantiu.
Josemil Arruda/MS Notícias/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito