Coordenadora da Cppir fala sobre educação do afro-brasileiro em videoconferência
Estado - Educação - Educação Afro-brasileiro
Foto: Elias Alves
“Reflexões atuais de uma militante acerca da educação afro-brasileira, incluindo-se os quilombolas e o papel dos griôs”, este é o tema que será abordado pela coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, da Secretaria Estadual de Governo, nesta terça-feira (26), no III Congresso Internacional Virtual de Direitos Humanos, a partir das 8 horas, na sala de videoconferência da UFMS, na Capital.
O Congresso será realizado nos dias 26 e 27 de junho, na UFMS e está sendo organizado pelo comitê científico formado por professores de várias universidades, entre as quais UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); UCDB (Universidade Católica de Mato Grosso do Sul); UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e também as universidades de Rozário/Argentina e Universidade de Washington (EUA).
Na ocasião o presidente do Instituto de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul (IDHMS), professor José do Nascimento, será homenageado.
Abertura oficial da videoconferência conta com a presença da pró-reitora da UCDB, Luciane Pinho de Almeida, o professor José do Nascimento e os diretores do evento, os professores Esther Martinez Quinteiro (da Espanha), Jesus L. Torrado (Brasil) e José Paulo Gutierez (UFMS).
A videoconferência será realizada pela UFMS e a Universidad Complutense de Madrid (Espanha).
Educação
Raimunda Luzia de Brito,- que fez seu doutorado na área da educação e também é faz parte do grupo dos Direitos Humanos, que segundo ela, teve início na UCDB, onde foi professora durante 29 anos, na disciplina de Serviço Social,- disse que todos os anos as instituições universitárias realizam um Congresso Internacional de Direitos Humanos.
“Às vezes é aqui no Brasil ou na Espanha. Em 2006 eu estive no evento, nas universidades de Madrid e Salamanca (Espanha), aonde apresentei meus trabalhos e, foi muito bom. Meu trabalho foi publicado na Universidade de Salamanca. Eu sempre discuti e apresentei temática na área da questão racial. É minha marca registrada”, informou Raimunda de Brito lembrando que é muito importante conseguir espaço no exterior.
Raimunda também já possui artigos publicados em dois livros na Universidade de Madrid. “E meu artigo que irei apresentar nesta videoconferência da UFMS, no III Congresso Internacional Virtual de Direitos Humanos, será publicado na Universidad Complutense de Madrid”, disse ela.
Griôs
Ao falar sobre sua temática na videoconferência da UFMS, Brito explica que os “griôs” trazem tradição oral das suas raízes africanas e indígenas.
“O griô, aqui no Brasil é considerado como uma pessoa velha. Já no continente africano, o griô é a pessoa que reúne os conhecimentos. Não é professor, mas no fiml da tarde e fins de semanas, as comunidades das aldeias se reúnem ao redor do griô, para que ele conte a história de sua comunidade, de seu povo. Porque se ninguém falar sobre ela (história) acaba perdendo-se no esquecimento. Então acho importante a gente valorizar esse papel dos griôs”, comentou Raimunda.
Segundo Raimunda, a realização do congresso também será em homenagem ao professor José do Nascimento, que se aposentou pela UCDB e UEMS.
Ele também foi professor na Universidade Metodista de São Paulo. José do Nascimento possui graduação em Filosofia, Teologia, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Possui toda uma vida dedicada ao ensino, como professor da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Instituto Americano da Igreja Metodista, professor titular da UCDB e professor aposentado da UEMS.
Direitos Humanos
Professor José do Nascimento também é fundador do Programa Interdisciplinar de Direitos Humanos da Universidade Católica Dom Bosco e do Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul.
É autor de inúmeras obras e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, educação, fenomenologia, hermenêutica e ensino fundamental.
Serviço
Na quarta-feira (27), a videoconferência, do III Congresso Internacional Virtual de Direitos Humanos, começa às 8 horas na UFMS, com a presença do pró-reitor da UFMS, professor Valdir Souza Ferreira e demais professores da UFMS, UCDB e UEMS, dentre outros.
Redação/Pantanal News/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito