Quinta-Feira 06/11/2025 18:42

Sistema integrado de produção gera lucro na agropecuária

Estado - Agronegócio - Lucro com Sistema Integrado de Produção

Foto: panoramabrasil.com.br

A integração entre lavoura e pecuária tem gerado bons frutos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estima que 3 milhões de hectares de pastos degradados no Cerrado estão sendo recuperados com essa técnica.

A Fazenda Cabeceira, na cidade de Maracaju, em Mato Grosso do Sul, tem 950 hectares de integração. O proprietário Ake Van Der Vinne é um dos precursores do sistema e utiliza a técnica há mais de 20 anos.

“É um pouco tradição de casa, porque na colônia holandesa, onde me criei, a tradição é investir na terra para depois produzir. Eu acho que também é não fazer a monocultura”.

Van Der Vinne começou trabalhando com a lavoura e a agricultura separadamente, sem integração. Mas logo percebeu que poderia trabalhar com os dois juntos, porque a pecuária beneficiaria a agricultura e vice-versa.

“Planta-se por três anos seguidos a lavoura no verão. Um ano soja, no outro algodão e depois de novo a soja. E a pastagem fica o ano inteiro. Então, aumenta muito a produção e consigo 25 arrobas por hectare”.

O engenheiro agrônomo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul) Lucas Galvan também destaca o rendimento da pecuária com a implantação do sistema agropastoril. De acordo com ele, o estado tem 15 milhões de hectares de pastagens plantadas, entre produtivas e degradadas.

“Nós temos regiões, principalmente onde se faz a integração lavoura-pecuária, onde conseguimos seis, até oito unidades animais por hectare, número considerado alto. Mas não é a média, não é a realidade do estado”.

Sebastião Conrado tem uma fazenda em Luziânia, a cerca de 200 quilômetros de Goiânia. Ele implantou a integração agropastoril há mais de dez anos e também colhe os bons resultados ao diversificar a produção, recuperar e manter a capacidade do solo.

“Você tem a parte de produção de grãos e a parte de carne e leite. E tem o lado ecológico, que hoje é superimportante também. Você diminui o uso de inseticida, de agrotóxico e reduz a produção de praga, doença e erva daninha”.

Sebastião começou o sistema com 200 hectares e hoje a integração já ocupa 1.500 hectares, com feijão, soja e milho em consórcio com o capim braquiária para a pastagem. Ele lembra que o uso da lavoura evita a erosão do solo e a poluição de açudes.

O técnico do Ministério da Agricultura Maurício Carvalho explica que a maior dificuldade para aumentar a área com produção integrada é encontrar agricultores e pecuaristas dispostos a se dedicar a mais de um sistema produtivo.

“Nós temos essa vasta área de pastagens degradadas e aí temos dificuldade de fazer do pecuarista um agricultor. É preciso que o sujeito seja um bom agricultor hoje para tocar lavoura. Ou então buscar outra alternativa, que é fazer um contrato entre agricultores e pecuaristas para que haja a recuperação dessas pastagens”.

De acordo com Carvalho, não interessa ao governo e nem à maior parte dos pecuaristas adquirir máquinas caras para tocar suas lavouras e recuperar essas pastagens.

Segundo ele, a realidade, no entanto, está mudando, com incentivos das instituições de pesquisa, do governo e também por iniciativa dos produtores, que querem recuperar a terra e contribuir para a conservação do meio ambiente.

 

Agência Brasil/JE

integração, lavoura, pecuária, frutos, hectares, pastos degradados, técnica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens