Sábado 15/11/2025 21:28

Parque das Nações Indígenas tem novas regras

Ação Legislativa - Novo Regulamento

Imagem: ecoviagem.uol.com.br

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), responsável pela administração do Parque das Nações  Indígenas, aprovou o novo Regulamento Interno do parque. A portaria foi publicada hoje (20), no Diário Oficial.

Entre as determinações do regulamento, fica estabelecido que o parque funcionará todos os dias, das 6 às 22 horas, devendo às segundas-feiras permitir acesso somente pelo Portal Guarani, situado na avenida Afonso Pena.

Também fica proibido aos usuários, no interior do parque, transitar com bicicleta ou triciclo motorizados; soltar pipa utilizando fios cortantes como o cerol; nadar ou praticar quaisquer atividades nos córregos e nos lagos sem prévia e expressa autorização; retirar flores, mudas ou plantas em geral, exceto quando se tratar de pesquisa cientifica devidamente autorizada pelo Imasul; danificar, pichar, grafitar ou subtrair bens públicos; lançar galhos, detritos ou qualquer objeto nos lagos ou nos córregos; adentrar na área de mata ciliar; caçar e pescar; usar churrasqueiras ou fazer fogueiras; molestar ou alimentar os animais; montar barracas para acampamentos sem prévia e expressa autorização; portar recipientes de vidro; usar, sem autorização, alto-falantes ou outros aparelhos de som amplificado; comercializar qualquer tipo de produto dentro da área do PNI sem prévia e expressa autorização; circular com animais domésticos e operar miniaturas de veículos terrestres, barcos ou aeroplanos de modelismo sem prévia e expressa autorização.

O descumprimento das determinações poderá acarretar ação de responsabilidade contra o infrator, isentando o Imasul de responsabilidades decorrentes de eventuais acidentes.

Ainda de acordo com a portaria, as atividades regulares permitidas são: o uso de bicicletas para passeio, na ciclovia delimitada para este fim, em baixa velocidade (nunca superior à 10 km/h), tendo o seu acesso permitido somente pelos Portais Guarani (avenida Afonso Pena) e Kadiwéu (rua Antônio Maria Coelho) - menores de dez anos deverão estar acompanhados por responsável; é livre a prática de caminhadas e corridas; a utilização de pipas é permitida apenas nas áreas reservadas a esse fim; a comercialização de produtos e serviços no estacionamento do PNI só será permitida mediante autorização expressa do Imasul, vedada a prática nas áreas internas.

As atividades esportivas e recreativas, tais como basquete, voleibol, futebol e outras, deverão ser praticadas nas quadras poliesportivas disponíveis; a distribuição de material publicitário, a filmagem e a produção de material fotográfico com fins comerciais somente serão permitidas mediante autorização prévia e expressa do Imasul. Espetáculos musicais, shows e outros eventos culturais, esportivos e comerciais no interior e no estacionamento do PNI só poderão ser realizados quando expressamente autorizados pelo Imasul. Para a realização de espetáculos musicais, shows e outros eventos, no interior e no estacionamento do PNI, o interessado deve consultar a Gerência de Unidades de Conservação sobre a viabilidade do pedido e a disponibilidade do espaço e requisitar autorização ao diretor-presidente do Imasul com antecedência de 15 dias. O interessado deverá protocolar a solicitação no Imasul e entregar a documentação exigida pelo órgão.

O estacionamento de veículos é permitido somente nas áreas externas reservadas para tal fim, sendo expressamente vedado o uso dos gramados.

Polêmica

No mês passado o Ministério Público Estadual (MPE) entrou com Ação Civil Pública para proibir shows no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

O show da dupla sertaneja Munhoz e Mariano, realizado no dia seis de maio, foi liberado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul depois que o MPE solicitou ao juiz Amaury da Silva Kuklinski que determinasse a simples medição dos índices de poluição sonora, sem que o evento fosse suspenso, para que posteriormente fossem tomadas as medidas civis e criminais cabíveis com todos os que direta ou indiretamente tivessem responsabilidade no evento.

A ação do MPE foi protocolada em 08 de novembro de 2001, desde então, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) está recorrendo da decisão.

Em meio a indefinição da realização de shows no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) se posicionou contra a interdição do local para eventos musicais.

“O parque foi projetado para shows, afinal tem a concha acústica, arena para shows e, além disso, estes locais estão longe da reserva ambiental”, afirmou Leonardo Duarte, presidente da seccional da OAB no Estado.

O presidente da OAB/MS ainda acredita que, caso seja proibido shows no Parque das Nações Indígenas, a mesma medida deve ser tomada em toda a cidade. “Se proibir o uso musical do Parque, por conseguinte, teriam que proibir aglomerações nas proximidades da avenida Afonso Pena, e também em outros lugares.Campo Grande não tem outro lugar para shows. No Parque das Nações eles são realizados longe da reserva, de maneira que não existe dano ambiental considerado”, analisou Duarte.

O gerente da Unidade de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes, disse que a direção do parque assinou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), onde se compromete a limitar a duração dos eventos ao horário de funcionamento do parque, mas, segundo o gerente, os eventos acabam antes mesmo do horário limite, que é até as 22h.

capitalnews.com/KF

novo regulamento, parque, acesso, usuários, eventuais acidentes, responsabilidades

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens