Sábado 15/11/2025 19:39

Universidades de MS recebem 13 prêmios no Congresso de Ciências da Comunicação

Eventos - Comunicação Social

Imagem: falams.com.br

Reunindo cerca de 800 congressistas em três dias de evento, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Sociedade de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), realizaram no último fim de semana o XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste.

A capital sul-mato-grossense hospedou estudantes, pesquisadores e professores de 28 instituições diferentes. A programação contou com diversas mesas-redondas, palestras, sessões de apresentação de trabalhos, além de oficinas e minicursos.

Os visitantes foram recebidos com as cores e sons do grupo Sarandi Pantaneiro, que encantou a todos com a mostra completa das raízes e veredas da cultura do estado. Na conferência de abertura, o Prof. Dr. José Carlos Marques (UNESP) expôs, junto ao jornalista esportivo Renato Peters (Rede Globo), diretrizes para a cobertura dos eventos esportivos que o país receberá como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, e a necessidade dos profissionais e da academia refletirem sobre o tratamento da mídia nessas pautas.

Coordenadores de programas de pós-graduação da regional se encontraram para discutir as tendências e o panorama da pesquisa no Centro-Oeste, fortalecendo e firmando parcerias entre cursos de mestrado.

Foram realizadas 20 oficinas e minicursos que atenderam mais de 400 participantes. Os temas foram diversificados a fim de atender todas as habilitações do curso de comunicação social.

Segundo a organizadora do evento, Profª Drª Daniela Ota, o congresso é um “importante meio de integrar a pesquisa, o ensino e a extensão na região, valorizando e incentivando as produções e a pós-graduação”.

Outra discussão importante foi sobre as novas diretrizes curriculares dos cursos de comunicação do Ministério da Educação. Professores e coordenadores puderam tirar dúvidas com um dos membros da comissão especial do MEC, Prof. Dr. Sérgio Mattos, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

A Globo Universidade trouxe uma palestra sobre jornalismo esportivo com a presença de Afonso Garschagen e Alex Escobar, do Globo Esporte no Rio de Janeiro; Andersen Navarro, responsável pelo departamento de esportes da TV Centro América; e Paulo Evaristo, editor de esportes da TV Morena. A Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) expôs durante todo o evento, livros da área para aquisição pelos congressistas.

Vencedor do Prêmio Expocom, o livro-reportagem “Atrás da Porta” das jornalistas Susan Buranelo e Samira Galvão, fruto de trabalho de conclusão de curso, que apresenta relatos de pessoas envolvidas com a prostituição em Campo Grande, foi lançado e está disponível para aquisição no curso de jornalismo da UFMS. Outra produção lançada no evento foi o trabalho de reportagem da jornalista Kamila Pinheiro no livro “Werai: crianças violentadas na aldeia”, que trata de relatos de abuso de crianças e adolescentes em aldeias da região de Dourados, disponível na livraria da UFMS.

Um painel especial também sobre jornalismo esportivo, coordenado pelo Prof. Me. e radialista Clayton Sales, reuniu os principais nomes da cobertura de esportes no estado, como Victor Yoshihara (site Esporte Ágil), Luciano Shakihama (jornal O Estado), Eduardo Miranda (jornal Correio do Estado) e Lucimar Lescano (TV Morena).

Expocom

Os melhores trabalhos de conclusão de curso e produções laboratoriais dos cursos de comunicação social foram premiados no último dia do evento. O prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) acontece anualmente em âmbito nacional. As melhores produções de cada região são indicadas para a etapa nacional, que este ano acontece em Fortaleza – CE.

O anúncio dos ganhadores foi feito em clima de festa pela coordenadora nacional da premiação, Profª Me. Tassiara Camatti (Universidade de Caxias do Sul), acompanhada de professores e coordenadores de curso de universidades de toda a região.

Mato Grosso do Sul conquistou treze premiações na disputa, com as produções dos cursos de jornalismo (UFMS, UCDB e Unigran) e publicidade (UCDB). A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul recebeu sete prêmios na categoria jornalismo, vencendo as modalidades: radiojornal, jornal laboratório impresso, programa laboratorial de radiojornalismo, livro-reportagem, fotografia jornalística, produção em jornalismo interpretativo e ensaio fotográfico

Na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foram premiados nas categorias jornalismo e publicidade as modalidades: jornal impresso, Agência Jr de publicidade e propaganda, anúncio impresso, cartaz e outdoor.

O Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) levou o prêmio de melhor documentário em áudio na categoria jornalismo.

Todos os vencedores seguirão para a defesa da produção no Congresso Nacional de Ciências da Comunicação em setembro. Mato Grosso do Sul tem grandes chances de ter entre suas produções acadêmicas as melhores do país.
O evento contou com financiamento da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso do Sul (Fundect) e do Governo do Estado por meio do edital de apoio à realização de eventos (PAE). Outros 27 eventos propostos foram aprovados e devem acontecer até dezembro deste ano.

midiamax.com/KF

comunicação social, habilitações, curso, estudantes, pesquisadores, professores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens