Domingo 16/06/2024 14:18

Detentos do semiaberto de Ponta Porã trabalham na produção de vassouras no presídio

Geral - Produção de Vassouras

Foto: Divulgação / Agepen

Reeducandos do Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência às Albergadas de Ponta Porã estão tendo a oportunidade de trabalhar em uma atividade remunerada na própria unidade penal. Eles estão atuando na fabricação de cabos de vassouras e rodos.

Iniciada no mês passado, a ação faz parte de uma parceria com o grupo Carajás, empresa da cidade que atende o Estado inteiro. O trabalho dos detentos consiste na implantação das roscas, plastificação dos cabos e demais acabamentos. Para isso, três máquinas foram implantadas em um espaço disponibilizado no presídio.

Atualmente cinco reeducandos trabalham no local, mas a meta é que seja dada oportunidade a, pelo menos dez custodiados. Pelo trabalho, os internos do presídio são remunerados mensalmente com 3/4 do salário mínimo vigente, correspondente hoje ao valor de R$ 466,00, além da remição de pena, na proporção de três dias trabalhados para um remido, conforme estabelece a Lei de Execução Penal.

Segundo o diretor do presídio, José Hilton Lacerda, a iniciativa ainda está em fase de experiência, mas está sendo muito positiva, pois dá oportunidade de trabalho remunerado sem a necessidade de o interno se ausentar da unidade penal. Conforme o diretor, já existe uma lista de espera para as novas vagas que deverão ser abertas. 

O proprietário da empresa Carajás, Sély Fulber, garante que a parceria também é interessante do ponto de vista empresarial. “Já desenvolvi esse tipo de projeto com presídios no Paraná, e é muito positivo, porque você atende duas demandas: a questão social, já que você possibilita trabalho digno ao preso, e a empresa também se beneficia, pois consegue redução nos custos”, comenta.

Conforme o empresário, a ideia é, num futuro próximo, ampliar essa atuação de uma maneira que familiares dos custodiados sejam beneficiados com ações sociais. “Temos a intenção de elaborar um projeto que, por meio de parcerias, possibilite o acesso de esposas e filhos a cursos e atividades que tragam uma melhoria de vida para essas famílias”, informou. 

Recentemente, autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público estiveram no local e elogiaram bastante a iniciativa, adotada pela direção, de se possibilitar trabalho intramuros aos internos.

Noticias MS / M.V

Ponta Porã, MS, Segunda Chance, Produção de Vassouras, Reeducandos, Detentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens