Segunda-Feira 01/09/2025 19:47

Criança de Mato Grosso do Sul pede desculpas à Terra por destruição

Estado - Ações Ambientais - Criança Pede Desculpas à Terra

Foto: andromedalive.blogspot.com

Montado no cais do Porto do Rio de Janeiro para aproximar a ciência e a tecnologia dos cidadãos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Armazém de Popularização da Ciência, ou simplesmente Armazém Pop Ciência, recebeu nesta quinta-feira, 14 a visita de estudantes de diversas idades, principalmente de escolas públicas do Rio.

Em um dos espaços, as crianças escreveram recados para o planeta e fizeram desenhos sobre sustentabilidade. Cada bilhete foi pendurado em um painel feito com pedaços de caixotes reutilizados.

Sentada em um banquinho produzido com papelão e apoiada na mesa de madeira reciclada, a estudante sul-matogrossense Vanessa Martinez, de 11 anos, fez um pedido de desculpas à Terra pela destruição causada pelo homem.

Ela faz parte de um grupo de crianças atendidas pela organização não governamental (ONG) Moinho Cultural, que promove a inclusão social por meio das artes, como a dança e a música. Ao todo, dez crianças ligadas à instituição vieram de Corumbá (MS) para participar de atividades da Rio+20.

“Fiz uma mensagem para me desculpar porque todos nós estamos poluindo muito a Terra. Eu acredito que é possível melhorar tudo isso, basta ter bons hábitos, como economizar água e energia”, disse.

Já o recado da estudante carioca Ana Carolina Torres, de 11 anos, trazia um alerta: “Devemos cuidar da água do planeta, pois sem água a gente não sobrevive”, escreveu a menina.

Todos os bilhetes, que refletem pensamentos e propostas das crianças, integrarão um documento intitulado Carta das Crianças para a Terra, que será apresentado no dia 22 deste mês no Espaço Humanidade 2012, montado no Forte de Copacabana, zona sul do Rio.

O Armazém Pop Ciência, localizado no Píer Mauá, faz uma releitura do símbolo da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92), quando foi montada a Árvore da Vida, no Aterro do Flamengo, zona sul carioca.

Na estrutura, transformada em monumento, as pessoas penduravam cartas com sugestões para um mundo melhor.

Na nova versão da Árvore da Vida, as mensagens levadas pelos participantes da Rio+20 serão encaminhadas aos dirigentes de diversos países e difundidas pela internet.

Ainda no Armazém Pop Ciência, o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), montou uma exposição baseada nas experiências dos cientistas britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace, quando estiveram no Brasil, no século 19.

No local, os visitantes se impressionaram com os exemplares da biodiversidade brasileira, entre eles, fósseis de peixes fluminenses e amazônicos de água doce, como a piranha, o peixe-cascudo e a arraia.

A estudante carioca Luanna Rodrigues, 15 anos, disse estar encantada com a exposição e contou ter aprendido coisas interessantes sobre a vida de Darwin.

“Eu achei muito interessante porque descobri muitas coisas sobre a vida dele, coisas que a gente não aprende na escola, como o fato de que ele era colecionador de besouros”, disse ela, cuja matéria preferida na escola é biologia.

O Armazém de Popularização da Ciência ficará montado até o dia 22 deste mês e tem entrada gratuita, das 9 às 18h.

O espaço conta com a participação de 50 instituições de ensino e pesquisa e traz exposições sobre biomas do Brasil, energia, biodiversidade e mudanças climáticas.

A programação prevê debates e palestras sobre temas relacionados à conferência.

Paralelamente ao Armazém, a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia mostra dezenas de trabalhos de jovens do ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro.

Ali, instituições ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação apresentam, em estandes, suas atividades.

 

Thais Leitão/24 Horas News/JE

Rio+20, estudantes, idades, escolas públicas, crianças, planeta, desenhos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens