Segunda-Feira 01/09/2025 19:51

MS mostra na Rio+20 que é possível aliar produção e sustentabilidade

Estado - Sustentabilidade - Rio+20 com Sustentabilidade

Foto: Rachid Waqued

No primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o estado de Mato Grosso do Sul mostrou as diversas ações e projetos que estão garantindo uma agropecuária sustentável.

No espaço Agro Brasil, estande da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a comitiva formada pela secretária de Estado de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa, além de representantes do setor produtivo sul-mato-grossense apresentou “cases de sucesso de sustentabilidade” implantados no estado.

Durante toda esta quarta-feira (13), quem passou no Espaço Agro Brasil, localizado no Píer Mauá, conheceu a potencialidade turística de Mato Grosso do Sul e teve acesso aos novos conceitos da tecnologia utilizada pelo setor destinado à produção de alimentos com conservação ambiental.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, ministrou palestra sobre as características de Mato Grosso do Sul, apresentando dados como a economia, projetos estratégicos e logística para o escoamento da produção, além de pontos turísticos e de preservação do meio ambiente, como o Aquário do Pantanal.

“Mato Grosso do Sul é um estado verde e queremos mostrar o que ele está fazendo pelo meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Vamos mostrar que é possível produzir com sustentabilidade, incentivando o plantio do milho, soja e recuperando os solos para pecuária intensiva e mais moderna”, ressaltou.

Tereza Cristina fez questão de ressaltar que o estado tem se desenvolvido, mas com preservação ambiental. “Hoje a tarde é do Mato Grosso do Sul e queremos mostrar ao mundo que o Pantanal está preservado. Dizer que produzimos no Pantanal e mesmo assim o estado conta com mais 87% do seu bioma preservado”, destacou.

Durante o encontro, o governo do Estado e a Embrapa Gado de Corte apresentaram uma publicação, fruto de mais uma parceria da Secretaria de Produção (Seprotur) e as unidades de Campo Grande e Dourados.

De acordo com o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, este trabalho consiste num levantamento de todas as cadeias produtivas como a de grãos, sucroalcooleira e gado de corte.

Este trabalho mostra que nos últimos cinco anos o estado mitigou 47 milhões de toneladas de CO2 e isso equivale a três anos de emissão de gases da cidade de São Paulo.

“É um cenário importante e estratégico porque é uma análise dos últimos dez anos. Pode-se achar pouco, mas não é, porque isso equivale a 4,7 milhões de hectares de florestas plantadas”, informou.

Para Cleber Oliveira, o que foi mostrado durante a Rio+20 é que o estado é destaque na produção de alimentos com sustentabilidade.

“Produzimos alimentos preservando o meio ambiente, os recursos naturais principalmente o Pantanal que é um grande bioma. O estado vem mostrar na conferência fatos concretos de ações realizadas nos últimos cinco anos. Essas ações demonstram estas parcerias entre o governo do estado e as unidades da Embrapa promovendo o desenvolvimento sustentável”, disse.

Sustentabilidade

Presente ao evento, o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, disse que a participação de Mato Grosso do Sul na Rio+20 é fundamental já que o Centro-Oeste é referência de um celeiro de produção de alimentos do Brasil e do mundo.

“A preocupação é grande de aliar desenvolvimento econômico, social e ambiental. Isso é fundamental para dar a sustentabilidade e o governo de Mato Grosso do Sul tem essa preocupação. O objetivo é aliar tudo isso com índices de IDH cada vez mais elevados e essa equação é extremamente exitosa para atingir o desenvolvimento sustentável do planeta”, comentou.

Conforme Marcelo Dourado, está em andamento um programa chamado “Pasto Verde” que será implantado por meio de convênio de capacitação de técnicos para a recuperação de áreas degradadas no estado.

“Isso mostra como é importante reduzir índices de desmatamento, mas recuperar áreas degradáveis, aumentar a produtividade e tornar estas áreas em produtivas. O estado é piloto, então a presença de Mato Grosso do Sul na Rio+20 é de importância enorme”, justificou.

Cases de Sucesso

Com o apoio do governo do Estado, diversas ações vêm sendo desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, trazendo mais eficiência nas cadeias produtivas.

Durante a Rio+20, diversas entidades mostraram suas experiências de sucesso como o uso de biogás de suinocultura e bovinocultura para geração de energia.

De acordo com o engenheiro mecânico, Marco Aurélio Candia Braga, o produtor além de produzir alimento vai produzir energia elétrica.

“A gente pode transformar um biogás desperdiçado em energia. A nossa produção industrial está aliada a produção agrícola e vamos passar a ter uma indústria verde. Queremos mostrar aqui na Rio+20 que a nossa produção é sustentável”, salientou.

A iniciativa deverá ser utilizada na cidade de Rio Verde na produção de cerâmica.

Já o presidente da Associação de Produtores de Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul, Alexandre Scaff Raffi, falou sobre os avanços da pecuária do novilho precoce.

“Vamos mostrar como a agropecuária evoluiu. Um animal que morria com cinco ou seis anos, hoje morre com três anos onde há diminuição do impacto do meio ambiente, com retorno financeiro melhor e mostrando que isso é possível no estado e no Brasil”, disse.

Para Alexandre Scaff Raffi, participar da Rio+20 significa mostrar que o desenvolvimento e o meio ambiente podem ser aliados.

“Sinto-me honrado em representar neste evento a pecuária responsável que é feita respeitando o meio ambiente e trazendo uma economia melhor ao produtor. E poder levar a mensagem de que em MS existe a convivência pacífica entre produção e natureza”, concluiu.

A produção sustentável no Pantanal também foi apresentada pelo presidente da Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO), Leonardo Leite de Barros.

“Acho extremamente positivo o governo do estado assumindo o compromisso de trazer os casos de sucesso do Estado para este fórum que discute a sustentabilidade. O estado hoje está muito adiantando do ponto de vista ambiental, social e relacionados à rentabilidade de novas fórmulas de produção”, argumentou.

Outros casos de sucesso também foram apresentados como a redução do aquecimento global pela eficiência dos sistemas de produção pela Embrapa Gado de Corte e ainda o projeto de gestão de resíduos sólidos do Sebrae.

 

Karina Lima;Pantanal News/JE

Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, CNA, cases de sucesso, setor produtivo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens