Terça-Feira 02/09/2025 16:10

Sul-matogrossenses que combateram Hitler podem perder Associação

Estado - Impostos - Ex-Combatentes Podem Perder Sede

Foto: Correio de Corumbá

A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira/Mato Grosso do Sul- ANVFEB/MS - está com dívidas de mais de R$ 35 mil por conta do não pagamento de Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU e pode ter a sede tomada pela prefeitura de Campo Grande. Para completar, os associados não tem como saldar a dívida.

A Associação é formada por ex-soldados sul-mato-grossenses que combateram o nazismo e o fascismo de Hitler e Mussolini, respectivamente, durante a Segunda Guerra Mundial (1944-45).

Há menos de 10 filiados na Associação, são todos idosos octagenários com rendimentos baixos que não podem ser comprometidos com o pagamento das dívidas.

Há, também, filhos de ex-combatentes que ajudam a manter viva a história do Estado frente o combate dos regimes autoritários europeus das décadas de 30 e 40, mas eles também não possuem recursos suficientes para quitar as dívidas da associação.

O MS na guerra

Quando teve início a Segunda Guerra Mundial, em 1939, o Brasil permaneceu neutro, até que, em 1942, navios alemães afundaram dezenas de embarcações de transporte de passageiros nas costas brasileiras, levando o então presidente Getúlio Vargas a entrar na guerra ao lado de Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra.

Soldados de todo o Brasil foram mobilizados, mais de 25 mil no total. Mato Grosso do Sul, que ainda era Mato Grosso na época, mandou soldados para todas as funções da guerra, desde a artilharia até a infantaria.

Um Regimento de Engenharia de Combate foi criado em Aquidauana e chegou a reunir, já em solo italiano, que era o front brasileiro, com soldados sul-mato-grossenses e de outros Estados, mais de 780 homens.

Atualmente há uma bandeira nazista capturada em combate exposta na sede do exército em Aquidauana.

Dez soldados nascidos em Mato Grosso do Sul morreram na guerra e nunca mais puderam ver o pôr do sol alaranjado do Estado.

Seus corpos estão enterrados no Monumento aos Expedicionários no Rio de Janeiro.

Foram nove meses de combate enfrentando chuvas, a distância e a saudade de casa e um inverno que, em alguns momentos, derrubava a temperatura a -10°C.

Mesmo assim, os mais de 100 soldados do MS contribuíram para que o Brasil contabilizasse, ao final do conflito, 20.573 prisioneiros alemães e italianos.

Porém, os custos para o Brasil foram altos: 457 mortos, 35 prisioneiros, 1.577 feridos em combate, 487 acidentados em ação de combate e 658 acidentados fora das linhas de combate.

Após a guerra foram criadas as associações dos ex-combatentes. A de Mato Grosso do Sul data de 1985. Lá existe uma galeria com fotos dos ex-soldados e um mini museu.

O espaço também é usado pela comunidade vizinha para realização de atividades culturais e artísticas.

A associação fica na Rua 13 de Maio, número 4.111 e tem Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal; porém, devido às dívidas de IPTU pode ser extinta.

A prefeitura de Campo Grande não se pronunciou ainda sobre o assunto, mas, tanto pode tomar o imóvel em pagamento da dívida, quanto pode anistiar e isentar a Associação do pagamento de impostos.

MSJá/JE

ANVFEB/MS, dívidas, não pagamento, IPTU, sede, associados, ex-soldados

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens