Terça-Feira 02/09/2025 07:51

Na Semana do Meio Ambiente, governo destaca ações realizadas nos últimos seis anos

Mundo - Ecologia e Meio Ambiente - Ações Ambientais

Foto: Edemir Rodrigues

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo dia 5 de junho, foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU, marcando a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (Suécia) em 1972.

Em junho deste ano de 2012, o Brasil vai sediar a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ocasião em que os países membros da ONU vão avaliar as realizações das duas últimas décadas assim como as estratégias para consolidação do paradigma da sustentabilidade que atrela a qualidade de vida e o conforto social ao crescimento econômico e à proteção dos recursos e processos naturais, pensando globalmente no bem estar da humanidadeem nosso Planeta.

Atento a estas questões e ciente da necessidade de ações locais em sintonia com as atuais questões ambientais, o governo do Estado vem realizando um conjunto de programas e ações que, dentro da realidade e das possibilidades impostas, colocaram Mato Grosso do Sul no caminho da sustentabilidade, rumo ao desenvolvimento.

Ações

Os incentivos à atividade sucroalcooleira, com tecnologia de ponta, assim como a silvicultura destinada à produção de celulose, à construção civil e à produção de carvão e lenha, com respostas efetivas têm proporcionado a geração de empregos de qualidade, o crescimento econômico, a recuperação de solos degradados, a conservação de recursos hídricos e de matas nativas, a geração de energia limpa e renovável e o balanço positivo de CO² a partir da redução de emissões de gases de efeito estufa e da fixação do carbono.

O fortalecimento e modernização da Gestão Ambiental Estadual no âmbito do Imasul é traduzido principalmente: pela melhoria das instalações físicas do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), das Unidades Regionais do Imasul e do Complexo da Sede Central do Imasul, esta última ainda em execução; pela renovação da frota de veículos, com aquisição de 15 novas unidades; pela valorização dos funcionários do Imasul, proporcionando capacitação e o pagamento de adicional por produtividade; e pelo Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente – Siriema, para o qual estão sendo desenvolvidos 16 módulos em Tecnologia da Informação, a exemplo da nova página eletrônica do Imasul, do Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental – Sisla, da Declaração Ambiental Eletrônica e do Módulo Eletrônico de Processos, este último sendo colocado em funcionamento na data de hoje, para os processos da área florestal, contemplando maior agilidade de procedimentos, inclusive com a emissão de Autorizações e Licenças Ambientais expedidas e assinadas eletronicamente.

O governo tem desenvolvido ações para remediação dos graves problemas ambientais que afetam a Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, representadas pela recuperação e conservação de solos em 11 microbacias hidrográficas críticas, com recursos assegurados para o terraceamento de 8.600 hectares, dos quais 2.400 já executados; pela proteção e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), para cujo isolamento e proteção já foram construídos 45 quilômetros de cercas de um total de 163 quilômetros a serem executados nos próximos meses; pela implantação da Rede de Viveiros do Taquari – Revive, com ampliação da capacidade de produção de mudas do Viveiro Maternidade em São Gabriel d’Oeste (para um milhão de mudas/ano) e  implantação de cinco Viveiros de Terminação (em Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Alcinópolis, Camapuã e Coxim), cujas mudas destinam-se a projetos de recuperação ambiental na Bacia; pelo desenvolvimento, já em fase final, do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos para os 11 municípios que integram a Bacia do Taquari, sendo eles Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Corumbá, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, que passam a partir deste mês (junho) a atender o artigo 19 da Lei 12.304/2010, que obriga os municípios a elaborarem seus Planos Municipais de Resíduos Sólidos; e pelo Programa de Capacitação em melhoria do uso e conservação de solos, gestão de resíduos sólidos e gerenciamento de viveiros de mudas de espécies nativas, destinado a gestores públicos e produtores rurais da bacia, com início previsto para o corrente mês de junho.

Políticas públicas

O governo do Estado tem atuado na gestão de políticas públicas ambientais, com a implantação de planos e projetos. Entre eles estã a conclusão da Primeira Aproximação do Zoneamento Ecológico Econômico de MS-ZEE e a elaboração da sua Segunda Aproximação, com previsão de conclusão em 2013; a conclusão do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), aprovado pela resolução 011/2009 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos em novembro de 2009 e a contratação da elaboração dos Planos de Bacia Hidrográfica do Rio Miranda e do Rio Ivinhema, com previsão de início em agosto deste ano; o apoio à Municipalização da Gestão Ambiental quanto ao arcabouço jurídico, a organização da estrutura institucional e o licenciamento ambiental, já concretizado com a celebração de convênios com 11 municípios e ampliação, nos próximos meses, para seis outros. O auxílio também na elaboração de projetos para captação de recursos com vistas ao desenvolvimento de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com recursos já assegurados para os municípios de Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, na região do cone sul do Estado, o que cresce em importância frente às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecidas na Lei nº 12.305/2010.

O governo incentivou a elaboração da Política Estadual de Educação Ambiental, para cuja consulta e discussão foram realizadas 27 audiências públicas, que culminarão no Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, a ser realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação e Universidade Católica Dom Bosco. O evento se dará no período de 7 a 9 de agosto próximo no Auditório da UCDB.

Além disso, foram elaborados os Planos de Manejo para oito Unidades de Conservação da Natureza do Estado, que associadas ao desenvolvimento do Programa Biota/MS (lançado em abril de 2012) e do Aquário do Pantanal, constituem marcos referenciais dos mais relevantes para valorização, proteção e uso sustentável dos recursos da Biodiversidade dos Biomas do Estado.

Noticias MS / M.V

Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Ações Ambientais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens