Segunda-Feira 01/09/2025 22:48

Produtores já podem se cadastrar no Leite Forte

Estado - Inscrições - Programa Leite Forte

Com o lançamento do Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira na Região Central de MS (Leite Forte) na manhã desta segunda-feira (4), os produtores rurais dos 17 municípios contemplados nesta primeira etapa podem procurar à partir do próximo dia 20 a prefeitura, Sindicato Rural ou Agraer de seu município para realizar o pré-cadastro junto ao Leite Forte. Posteriormente a esta etapa, estes serão contatados pela coordenação do projeto para dar início aos trabalhos. A meta é qualificar 1.500 produtores ao longo de três anos e posteriormente assist-los com assistência técnica e gerencial.

“Com a inserção de todos os parceiros neste processo, queremos que o pequeno produtor tenha mais produção e rentabilidade, saindo de uma produção estagnada de 2,7 litros para médias de 25 a 30 litros/animal/dia, induzindo o conhecimento. E que não fiquemos olhando para trás. Mato Grosso do Sul tem gente com esta qualidade”, reconheceu o governador André Puccinelli durante a solenidade.

Para o secretário de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Ramon Rodrigues, “esse é um programa modelo em muitos aspectos, principalmente, num momento em que o mundo inteiro tem que duplicar a sua produção de alimentos para que todos sejam alimentados até 2050. E isso só será possível se aumentarmos a produtividade. Mato Grosso do Sul tem a oportunidade de produzir mais e com mais qualidade”, lembrou Ramon, anunciando a parceria do Ministério para a distribuição de 500 kits de irrigação no âmbito do Leite Forte, contra partida que soma R$ 5 milhões.

“Esse é um programa muito importante para os pequenos produtores que vivem exclusivamente do leite, com muito pouco retorno. Vamos gerar mais renda e garantir mais dignidade a essa parcela da população. Temos uma das mais baixas produções do País contrapondo com as grandes indústrias que estão se instalando aqui. Temos certeza que com esse projeto Mato Grosso do Sul vai começar a aparecer no mapa de produção de leite do País. Daqui a um ano, certamente estaremos comemorando o incremento na produção”, almeja a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), reforçando que a equipe de coordenação do Projeto – técnicos da Seprotur – já estão empenhados para a etapa de cadastramento dos produtores.  

Também parceiro do projeto, o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiems), Sérgio Longen, considerou este o primeiro passo. “Estamos unidos, buscando um caminho para a produção de leite no nosso Estado. Vamos trabalhar na capacitação desse pessoal, porque acreditamos que esse é o caminho para esse mercado se tornar competitivo”, frisou ele.

Representando os municípios parceiros do Leite Forte, o prefeito de Terenos, Beto Pereira, ratificou que a iniciativa é para fortalecer toda a cadeia produtiva. “Governar é escolher prioridades e hoje o que estamos vendo é essa escolha. Precisamos sim desse planejamento e reconhecimento. Com esse projeto o governo estadual demonstra que está decidido a fortalecer toda a cadeia produtiva do leite. O que estamos vendo é simples, e ao mesmo tempo complexo, por que estamos juntando ações municipais, estadual e federal. Todas as indústrias, produtores e movimentos sociais estão unidos com o mesmo intuito, que é o de alcançar a produtividade plena da indústria”, discursou o prefeito.

O senador Moka ressaltou: “Temos que crescer com qualidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que produzem e esse é um projeto que vai fazer isso”.

Os municípios envolvidos na primeira etapa do Leite Forte são: Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. Com a consolidação desta etapa, a meta é estender o projeto aos demais municípios do Estado.

Parceiros

A iniciativa é uma parceria do governo do Estado, por meio da Seprotur, e somam-se as seguintes instituições/entidades: Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Agraer, Iagro, AEM, Junta Comercial, Cedrs, Ceasa, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Estado de Meio Ambiente/Instituto de Meio Ambiente de MS, Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos, Assomasul, Famasul/Funar/Senar, Sebrae-MS, Fiems/Senai, Fetagri, FAF, CUT, MST, Ministério da Agricultura/Embrapa/OCB-MS, Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra, Ministério da Integração Nacional/Sudeco, Ministério do Desenvolvimento Social, UEMS, BNDES, Banco do Brasil, Fundação BB, Sicredi e Uniderp.

Mais informações pelos telefones 67 3318-5021/5023.

Noticias MS / M.V

MS, inscrições, Programa Leite Forte, Produtores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens