Terça-Feira 02/09/2025 02:17

Fiems mobiliza sucroenergéticas à adequação ambiental

Estado - Combustível - Indústrias Sucroenergéticas

Imagem: agorams.com.br

O Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente) da Fiems vai mobilizar as indústrias sucroenergéticas sul-mato-grossenses para aderirem ao projeto piloto de adequação ambiental lançado nesta terça-feira (05/06), na sede do Imasul, pelo Governo do Estado e Biosul (Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul). Durante o evento foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre Estado e Biosul, que busca a adequação ambiental das propriedades rurais produtoras de cana-de-açúcar nos municípios de Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul.

 

Segundo o presidente do Coema da Fiems, Isaías Bernardini, o projeto tem o apoio da Adecoagro, indústria instalada na cidade de Angélica, e constitui parceria com o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservacy (TNC), responsável pela execução. “A Biosul tem todo interesse de incentivar as indústrias sucroenergéticas instaladas no Estado a regularizarem ambientalmente suas áreas rurais. Por isso, fomos estimulados a participar pelo Imasul, que já vem promovendo a regularização ambiental, de forma eficiente e nos termos de legislação aplicável”, detalhou.

 

Ele acrescenta que o Coema da Fiems vai mobilizar todas as indústrias sucroenergéticas instaladas nas regiões de Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul para que possam produzir de acordo com as leis ambientais vigentes. “Estamos certos dos resultados positivos que serão alcançados e esperamos em breve ampliar as ações propostas aos demais municípios do Estado”, disse. Isaías Bernardini salienta ainda a importância em tratar do tema – regularização de reservas legais -, levando em consideração que toda a sociedade civil está acompanhando os desdobramentos do novo Código Florestal, que está em fase final de tramitação no Congresso Nacional.

 

Mapeamento

 

Segundo o especialista em agronegócio e conservação da TNC, Adolfo Dalla Pria, o mapeamento do uso do solo dos três municípios foi iniciado há dois anos. “A primeira etapa dos trabalhos será concluída com o diagnóstico individual e a elaboração do Manual de Recuperação de Áreas Degradadas. Na segunda etapa serão propostos os mecanismos de regularização das reservas legais e APPs”, informou. Ele explica que nos próximos dois anos todo o projeto será concluído e que o resultado servirá de modelo para que outras indústrias sucroenergeticas possam se instalar na região, visando as boas práticas com o meio ambiente. “Nosso objetivo é orientar e solucionar todos os passivos que forem identificados durante o desenvolvimento do projeto”, garantiu.

 

O governador Andre Puccinelli fez questão de ressaltar que o Estado está desenvolvendo diversas ações que garantem o desenvolvimento, mas com respeito ao meio ambiente e de forma sustentável. “Lembro que, quando cheguei ao Estado do antigo Mato Grosso, imperavam as queimadas rotineiras e habituais para o controle de pragas. De lá para cá, muito se evoluiu com a chegada da tecnologia e nós queremos avançar para melhor, mostrando ao mundo, por meio de projetos de lei e decretos, o que podemos fazer de bem ao nosso Estado, recuperando aquilo que prejudicamos no passado e preservado o que temos hoje para as gerações futuras”, destacou.

 

Já o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, destaca que Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte são cidades em potencial para a plantação de cana-de-açúcar e consequentemente para a instalação de novas indústrias. “O projeto é rico em conhecimento e informações e será um bom exemplo a ser seguido. Queremos que se espalhe”, frisou. Na ocasião, também foi realizado o lançamento do Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, que será realizado pelo Governo do Estado, nos dias 7 e 9 de agosto, em Campo Grande (MS). Para o presidente do Coema da Fiems, a iniciativa vai ao encontro dos anseios do Conselho, que é de incentivar e transmitir às indústrias a importância em trabalhar o tema, além de destacar para toda à sociedade as ações que já vêm sendo realizadas.
 

msnoticias.com/KF

indústrias sucroenergéticas, adequação ambiental, propriedades rurais, cana-de-açúcar

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens