Quinta-Feira 04/09/2025 02:15

Investimento de R$ 70 mi beneficia produtores e incrementa produção de leite no Estado

Estado - Investimento - Mercados

Foto: Edemir Rodrigues

Desenvolver ações para construir um novo cenário para a cadeia leiteira em Mato Grosso do Sul se tornou realidade nesta segunda-feira (04) com o lançamento do Projeto da Bacia Leiteira na Região Central de MS - Leite Forte, pelo governador André Puccinelli.

A iniciativa pioneira marca uma nova fase em que 50 técnicos serão colocados à disposição de produtores de leite, proporcionando assistência técnica e gerencial efetiva, qualificada e continuada. Nesta 1ª etapa os produtores interessados em participar necessitam ter alguns requisitos como: mão de obra disponível, alguém na família para fazer anotações e controle, adotar tecnologia em sua propriedade e adotar normas dos Programas Sanitários Oficiais.

O objetivo principal é aumentar a produção para suprir a demanda, melhorar a qualidade e o preço do leite no Estado, segundo a secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. “A busca de novos investidores, até então, não era possível devido à baixa produção em Mato Grosso do Sul, que atualmente, no auge da safra chega a 1,2 milhões de litros/dia”, conta Tereza.

Kits Irrigação

Para incrementar ainda mais a bacia leiteira no Estado será implantado um programa de distribuição de 500 kits de irrigação familiar, para beneficiar pequenos produtores, através do Ministério da Integração Nacional em parceira com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Os kits são disponibilizados para irrigar áreas de meio a um hectare, com capacidade para atender dez cabeças de gado. De acordo com o secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, apesar do Estado já possuir programas de irrigação estes kits vão incrementar a produção de leite, aumentando a qualidade do produto final. “Vai haver produção de mais leite, com mais qualidade, e desta forma grandes empresas de beneficiamento serão atraídas, agregado valor ao produto, que pode até ser exportado”, disse Ramon.

Os kits vão possibilitar aos pequenos produtores a continuidade de produção, mesmo nas épocas de seca, quando a extração de leite é menor, devido à falta de pasto. “O kit é apenas um instrumento, que não funciona se não estiver aliado a uma capacitação como esta, que leva ao produtor as metodologias que podem evitar a perda da qualidade e melhore o preço do leite”, ponderou o secretário Nacional de Irrigação.

Capacitação

Os produtores beneficiados participarão de capacitação com 40 horas/aula de curso. Já após o lançamento do Leite Forte o produtor pôde procurar uma das instituições parceiras para fazer um pré-cadastro, e posteriormente passar por um processo de seleção. 

Os municípios envolvidos na primeira etapa do Leite Forte são: Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. Com a consolidação desta etapa, a meta é estender o projeto aos demais municípios do Estado.

As boas práticas na pecuária do leite, aliadas a uma ordenha de qualidade, noções de higiene e melhora genética irão proporcionar leite de qualidade no Estado, conforme o presidente do Conselho Administrativo do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Ademar Silva Júnior. Para ele organizar e intensificar as ações na cadeia leiteria vai culminar no aumento da produção do Estado. “Mato Grosso do Sul ainda não tem expertisena produção de leite, é uma nova cultura, e a boa vontade dos produtores, aliada a esta capacitação e ao incentivo do governo, será reconhecido em breve, como um dos maiores produtores de leite do país”, lembra Ademar. “A melhora da qualidade traz mais rentabilidade. A organização desta cadeia era o que faltava, esta assistência toda vai acabar com a economia caseira e profissionalizar o setor e melhorar a qualidade”.

 

Noticias MS / M.V

MS, investimentos, Mercados, Produção de Leite

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens