Investimento de R$ 70 mi beneficia produtores e incrementa produção de leite no Estado
Estado - Investimento - Mercados
Foto: Edemir Rodrigues
Desenvolver ações para construir um novo cenário para a cadeia leiteira em Mato Grosso do Sul se tornou realidade nesta segunda-feira (04) com o lançamento do Projeto da Bacia Leiteira na Região Central de MS - Leite Forte, pelo governador André Puccinelli.
A iniciativa pioneira marca uma nova fase em que 50 técnicos serão colocados à disposição de produtores de leite, proporcionando assistência técnica e gerencial efetiva, qualificada e continuada. Nesta 1ª etapa os produtores interessados em participar necessitam ter alguns requisitos como: mão de obra disponível, alguém na família para fazer anotações e controle, adotar tecnologia em sua propriedade e adotar normas dos Programas Sanitários Oficiais.
O objetivo principal é aumentar a produção para suprir a demanda, melhorar a qualidade e o preço do leite no Estado, segundo a secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. “A busca de novos investidores, até então, não era possível devido à baixa produção em Mato Grosso do Sul, que atualmente, no auge da safra chega a 1,2 milhões de litros/dia”, conta Tereza.
Kits Irrigação
Para incrementar ainda mais a bacia leiteira no Estado será implantado um programa de distribuição de 500 kits de irrigação familiar, para beneficiar pequenos produtores, através do Ministério da Integração Nacional em parceira com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Os kits são disponibilizados para irrigar áreas de meio a um hectare, com capacidade para atender dez cabeças de gado. De acordo com o secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, apesar do Estado já possuir programas de irrigação estes kits vão incrementar a produção de leite, aumentando a qualidade do produto final. “Vai haver produção de mais leite, com mais qualidade, e desta forma grandes empresas de beneficiamento serão atraídas, agregado valor ao produto, que pode até ser exportado”, disse Ramon.
Os kits vão possibilitar aos pequenos produtores a continuidade de produção, mesmo nas épocas de seca, quando a extração de leite é menor, devido à falta de pasto. “O kit é apenas um instrumento, que não funciona se não estiver aliado a uma capacitação como esta, que leva ao produtor as metodologias que podem evitar a perda da qualidade e melhore o preço do leite”, ponderou o secretário Nacional de Irrigação.
Capacitação
Os produtores beneficiados participarão de capacitação com 40 horas/aula de curso. Já após o lançamento do Leite Forte o produtor pôde procurar uma das instituições parceiras para fazer um pré-cadastro, e posteriormente passar por um processo de seleção.
Os municípios envolvidos na primeira etapa do Leite Forte são: Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. Com a consolidação desta etapa, a meta é estender o projeto aos demais municípios do Estado.
As boas práticas na pecuária do leite, aliadas a uma ordenha de qualidade, noções de higiene e melhora genética irão proporcionar leite de qualidade no Estado, conforme o presidente do Conselho Administrativo do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Ademar Silva Júnior. Para ele organizar e intensificar as ações na cadeia leiteria vai culminar no aumento da produção do Estado. “Mato Grosso do Sul ainda não tem expertisena produção de leite, é uma nova cultura, e a boa vontade dos produtores, aliada a esta capacitação e ao incentivo do governo, será reconhecido em breve, como um dos maiores produtores de leite do país”, lembra Ademar. “A melhora da qualidade traz mais rentabilidade. A organização desta cadeia era o que faltava, esta assistência toda vai acabar com a economia caseira e profissionalizar o setor e melhorar a qualidade”.
Noticias MS / M.V
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito