Cade e SDE do Ministério da Justiça decidem investigar compra de frigoríficos pelo JBS
Estado - Comércio - Compra de Frigoríficos pelo JBS
Foto: Divulgação
A reunião que aconteceu hoje (24/05) da bancada sul-mato-grossense com o secretário de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, Vinicius Marques de Carvalho, discutiu a atuação do frigorífico JBS em Mato Grosso do Sul e mais seis estados.
Pelo fato do JBS ter comprado outros frigoríficos, o que tem centralizado o abate de bois, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a SDE vão investigar a empresa.
“Esta concentração do abate de bois em apenas uma empresa causa prejuízos ao Estado, uma vez que os produtores ficam à mercê do JBS em relação ao preço da arroba e pode colocar em risco a economia das cidades pequenas que dependem dos empregos gerados pelos frigoríficos. Esses pontos foram apresentados ao secretário que se mostrou preocupado e anunciou a abertura de inquérito setorial e o processo no Cade”, enfatizou Giroto após a reunião.
De acordo com o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, a centralização dos abates em uma empresa e em poucas unidades “esta afetando a indústria frigorífica, a indústria do couro e afeta, sobretudo, o produtor, que não tem como negociar o valor do boi e nem buscar o melhor retorno para o seu investimento. Se ele (pecuarista) não tiver a remuneração adequada e estímulo financeiro, o que vai ser do setor?”.
Após ouvir os relatos de representantes dos pecuaristas e dos parlamentares da bancada federal, o secretário da SDE afirmou que vai adotar duas medidas.
“A primeira medida é analisar, no caso das fusões, ou das compras de frigoríficos que estão sendo realizadas nestes estados do país, aquilo que pode ser feito em termos de compensação de possíveis danos concorrenciais que essas fusões possam estar causando. Do ponto de vista mais geral do setor, a secretaria pode iniciar uma inquérito setorial para identificar possíveis condutas anticompetitivas que estejam ocorrendo. Não estou querendo chegar em conclusão precipitada, se há ou não há, a gente precisa investigar, precisa analisar para poder ter uma conclusão embasada sobre possíveis efeitos anticompetitivos ou não”.
A proposta é analisar a condutado do JBS nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Também ficou acertada uma reunião no dia 13 de junho, em Brasília, para discutir esta questão.
O senador Waldemir Moka (PMDB), que viabilizou o encontro de hoje, destacou que o alerta feito pelos produtores sobre a centralização do abate em uma empresa saiu do discurso.
“Uma ata foi registrada sobre o encontro e haverá investigação sobre o assunto”, comentou o parlamentar.
Participaram da reunião os senadores Delcídio do Amaral (PT) e Waldemir Moka (PMDB); os deputados federais Giroto (PMDB); Fabio Trad (PMDB); Geraldo Resende (PMDB); o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), deputado federal Homero Pereira (PSD/MT); Lucas Abes Xavier, presidente da Comissão de Assuntos Agrários da OAB/MS; Luiz Antonio Nabhan, da União Democrática Ruralista; e representante da Associação Brasileira Exportadora de Gado (Abiec).
Redação/A Crítica de Campo Grande/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito