Presidente da Fiems fala sobre o potencial do Estado em relação à industrialização
Estado - Indústria e Serviços - 3ª Expo-MS Industrial 2012
Foto: Campo Grande News
Começou dia 22 e segue até sexta-feira (25), a Expo-MS Industrial, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande/MS.
A feira da indústria terá início às 19h e tem a expectativa de movimentar em torno de R$ 150 milhões em negócios e oferecer uma extensa programação com seminários, lançamentos, premiações e palestras sobre os mais variados temas relacionados ao setor industrial.
O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, comentou o potencial sul-mato-grossense em relação à capacidade de industrialização, da participação da Fiems no processo de desenvolvimento do setor, além da abertura da feira, em uma entrevista à Rádio Transamérica 99,1FM.
Na entrevista, foram abordados vários temas, entre eles um tema abordado é sobre o crescimento das indústrias em Mato Grosso do Sul.
“A indústria caminha a passos largos e vem se consolidando, cada vez mais a população começa a perceber que o Estado vem se transformando, os trabalhadores começam a buscar qualificação profissional necessárias para atender a demanda da indústria” disse o presidente da Fiems.
As parcerias do Sistema Fiems com os prefeitos municipais têm feito com que a indústria chegue mais depressa e de certa forma qualifiquem os trabalhadores.
“Temos uma preocupação com a qualificação e a requalificação de quem já está trabalhando, estamos construindo ações para que as empresas instaladas no Estado hoje tenham benefícios assegurados e também, que as empresas que tenham interesse em vir a Mato Grosso do Sul, tenham condições de vir com segurança. Esse é o cenário que iremos debater na Expo-MS Industrial, fazer amostras de todos esses trabalhos”, ressaltou Longen e acrescentou “Queria mais uma vez convidar as pessoas para irem ao Albano Franco, conhecerem um pouco da mostra do Mato Grosso do Sul e o que está sendo feito para a atividade industrial”, reforçou o Sérgio ao convidar as pessoas a comparecerem a Expo-MS Industrial.
No ano passado foi iniciado um projeto piloto em Campo Grande denominado de Indústria Ativa Campo Grande este projeto contemplou as ações Fiems desenvolvidas nos principais municípios como Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Sidrolândia e Aparecida do Taboado.
Essas ações levam cursos gratuitos aos bairros, os líderes comunitários cadastram os interessados nos cursos disponíveis e desta forma são deslocadas equipes técnicas do Senai ou do Sesi para os bairros fazendo a classificação.
“No ano passado só em Campo Grande conseguimos fazer ensino técnico profissionalizante em bairros, e cerca de 2.800 trabalhadores foram atendidos. Esse ano a nossa meta é de 5.500 trabalhadores em Campo Grande, é uma soma de ações que vão fazer com que, não só a indústria de construção civil, mas como as demais, consigam em médio prazo se estabelecer e criar condições ideais de competitividade” destacou Sérgio
Outro assunto que anda tendo certo destaque nos noticiários e no meio rural é a monopolização dos frigoríficos, mais conhecida como monopólio da carne, o presidente da Fiems acredita que esse assunto deve ser bem estudado e debatido, segundo ele as grandes empresas têm liderado esse mercado.
“As grandes empresas têm liderado o chamado monopólio da carne, mas elas têm liderado o processo, esse é um produto que é basicamente exportado, a nossa grande preocupação hoje, é com a competitividade nacional” falou Longen.
A Expo-MS Industrial é um espaço aberto e tem entrada gratuita, os interessados podem comparecer ao evento que tem o objetivo de mostrar o que é a indústria de Mato Grosso do Sul, o que pode ser construído por aqui para o desenvolvimento e consolidação desse setor.
Redação/acritica.net/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito