Segunda-Feira 01/09/2025 23:41

Simone Tebet pede para prefeitos aderirem ao Pacto Federativo

Estado - Política - Pacto Federativo

Foto: Edemir Rodrigues

Na opinião da vice-governadora Simone Tebet, o Pacto Federativo precisa ser aplicado no País. “O Pacto Federativo vale para os municípios e estados. Mas infelizmente não vale para a União. Ele simplesmente não vale em função da força do governo federal”, afirmou a vice-governadora ontem (22), no encontro com os prefeitos do Mato Grosso do Sul, para discutirem e participarem da reestruturação e assinatura de adesão ao termo do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir/MS) a exemplo do Fórum Nacional.

O encontro com os prefeitos foi realizado no auditório do prédio da Governadoria, pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS), que convidou para assinarem documento de adesão ao termo do Fipir/MS, os prefeitos dos 78 municípios do Mato Grosso do Sul. Porém, assinaram o documento de adesão ao Fipir/MS, apenas cinco prefeitos. Sendo eles: o prefeito municipal de Aquidauana, Fauzi Muhamad Abdul Hamid Suleiman; prefeito municipal de Deodápolis, Manoel José Martins; prefeito municipal de Figueirão, Getúlio Furtado Barbosa; prefeito municipal de Guia Lopes da Laguna, Jácomo Dagostine e o prefeito de Miranda, Neder Afonso da Costa Vedonato.

A vice-governadora Simone Tebet destacou a presença da única mulher prefeita [de Coxim] no evento, a prefeita Dinalva Garcia Lemos de Morais Mourão. E disse ser extremamente louvável a iniciativa da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR). “Já passou a hora desse país, que tem uma dívida muito grande com a raça negra, de realmente se posicionar e, efetivamente, reconhecer que ainda existe racismo no Brasil”, disse Tebet.

Desigualdade Social

Segundo a vice-governadora o Brasil é o maior país do mundo em desigualdade social. “Nós temos que reconhecer que dentre essa desigualdade, quem mais sofre é a raça negra. Mais de 60% da população abaixo da linha da pobreza ou da miséria é composta de negros”, afirmou Simone Tebet, lembrando a todos, das dificuldades que é para um negro chegar a uma universidade. “Isso por um problema talvez, mais do que o racismo ou a discriminação, mas sim por um problema de desigualdade racial. Ela [discriminação] precisa ser suprida por políticas públicas”, afirmou.

Supremo Tribunal

Simone Tebet não deixou de enfatizar a questão da aprovação das cotas pelo Supremo. O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou no dia 26 de abril, a constitucionalidade do sistema de cotas raciais adotado pelas universidades públicas brasileiras. O julgamento teve como resultado a conclusão unânime dos 10 ministros da mais alta corte do país. Segundo a vice-Governadora, as escolas devem realizar debates sobre o assunto com os alunos. Fez o alerta para que os professores mostrem aos alunos o outro lado da questão racial para que ele [aluno] faça seu juízo de valor sobre as cotas raciais. “Isso me preocupa. Acho que nas escolas têm que ter um debate democrático sobre o assunto”.

Pacto Federativo

Instituída pelo presidente do Senado, José Sarney, a comissão do Pacto Federativo reúne 14 especialistas, entre juristas, tributaristas e cientistas políticos.

A comissão decidiu priorizar quatro tópicos relacionados ao tema: os critérios de distribuição dos recursos do Fundo de participação dos Estados (FPE) e dos royalties do petróleo; as regras de cobrança e apropriação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS); e a troca do indexador das dívidas dos estados junto à União.

Políticas públicas

Ao falar sobre políticas públicas e Pacto Federativo, a vice-governadora Simone Tebet fez um pedido ao governo federal. “Ao assinarmos o termo de adesão, os projetos bem elaborados poderão ser realmente cumpridos num co-financiamento. Que o governo federal possa efetivamente colocar nas mãos dos nossos (as) prefeitos (as) verbas para que eles possam executar essas políticas públicas. Faço o pedido em nome de meus colegas [prefeitos]”.

Simone Tebet lembrou aos prefeitos da importância de assinar a adesão ao Fipir/MS. “Uma vez que não vai ter aumento de despesas. E com bons projetos os prefeitos podem executar e planejar programas voltados para a promoção da igualdade racial. O governo do estado se coloca à disposição de ir há Brasília buscar esses investimento”, disse Sinome.

A vice-governadora encerrou sua fala desejando que realmente aja de tal forma a igualdade. "Que a gente não fale mais em cor. Até porque esse país não é nem de brancos, negros ou amarelos. Esse país foi formado pela cultura de todos. Então esse país no fundo é um país colorido”, concluiu.

Participaram do evento a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Tânia Mara Garibi; Secretária adjunta da Secretaria de Educação, Sheila Vendrami; superintendente de Políticas Penitenciárias; Rafael Garcia Ribeiro; A Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulher, Tai Loschi, os prefeitos de Anastácio, Aquidauana, Bonito, Brasilandia, Camapua, Coxim, Deodapolis, Figueirão, Miranda, Tacuru e representantes dos conselhos municipais e estaduais, do negro e também do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Mato Grosso do Sul (Forpeder/MS).

O encontro com os prefeitos também contou com a presença da coordenadora Nacional do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, Maria do Carmo Ferreira da Silva, que também é assessora para Assuntos Federativos (Sasf) da Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR).

Noticias MS / M.V

MS, Pacto Federativo, Simone Tebet, Prefeitos, Pedidos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens