Segunda-Feira 01/09/2025 23:44

Brasil e Itália firmam acordos para fomentar relações econômicas bilaterais

Brasil - Política - Economia

Foto: Rachid Waqued

A determinação de governos regionais e de entidades empresariais da Itália em promover o que chamam de “internacionalização” de suas empresas e fortalecer a presença no Brasil tem o apoio do governo nacional do país. A vice-ministra italiana das Relações Exteriores, Marta Dassú, principal representante da Itália no Fórum Econômico que aconteceu hoje (22) em São Paulo, disse que há um interesse na América Latina de um modo geral, onde existem grandes comunidades italianas, e destacou que o Brasil é estrela de primeira grandeza nesse cenário.

No painel de encerramento de que participou ao lado do governador André Puccinelli e do presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaff, a vice-ministra reforçou a ideia geral que permeou todo o evento, a de que no atual cenário de crise, a aproximação maior do empresariado vai trazer ganhos para os dois países.

Alguns acordos bilaterais assinados nesse encontro já direcionam como essa internacionalização pode acontecer na prática.  Um deles visa garantir da Fiesp, principal entidade empresarial brasileira, suporte para a atuação no Brasil. Outro, amplia ações que o Sebrae já desenvolve com regiões italianas  - e que resultou em projetos de sucesso em forma de colaboração entre 600 empresas do Norte do Brasil e 50 italianas, da região de Marche e de outras regiões. Nesse segundo caso, o foco são as pequenas e microempresas.

“Queremos focar nessas empresas, que precisam de assistência técnica para abordar o mercado brasileiro. O Sebrae é um grande parceiro e com a expansão dessa parceria queremos aumentar a relação de colaboração com todos que desejarem aplicar essa metodologia”, explicou o presidente da Região de Marche e um dos articuladores da missão italiana no Brasil, Gian Mario Spacca. “O Mato Grosso do Sul, por exemplo, tem grande possibilidade de colaboração com a Toscana e com Emilia-Romagna. Vamos começar esse trabalho, para acompanhar a pequena empresa”, afirmou Spacca.

O governador André Puccinelli, que testemunhou as assinaturas dos acordos bilaterais, afirmou que, além dessas, considera a própria região de Marche também com potencial, no setor metal-mecânico.

Além desses acordos, foram firmados um memorando de intenções entre o Ministério da Infraestrutura e Transportes da Itália e a Secretaria Especial de Portos do Brasil, e um acordo entre o Porto de Veneza e o Porto de Santos.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaff, deixou uma mensagem de otimismo aos empresários e autoridades da Itália. “Estamos falando aqui de projetos de longo prazo. Uma crise, por mais cruel que seja, passa. E quando essa crise passar vamos estar mais próximos, por isso precisamos conhecer as oportunidades”.

Para Skaff, na Itália como no Brasil há problemas e há oportunidades. Se no país europeu os temores são da crise econômica, no Brasil há a potencialidade dos grandes eventos e a necessidade dos investimentos. “No Brasil, não faltam empresas com vontade e potencial. E acreditamos na cultura, na infraestrutura, no talento, na competência e na inovação dos italianos”, afirmou. O presidente da Fiesp propôs ainda que o intercâmbio não se limite ao campo econômico, mas alcance, por exemplo, o educacional, no qual a federação e todo o Sistema S brasileiro têm feito grandes investimentos.

Noticias MS / M.V

Brasil, Itália, Política, Economia, Laços Bilaterais, Relações Econômicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens