Segunda-Feira 17/06/2024 10:28

Gestores recebem capacitação para o Sistema Nacional de Cultura

Estado - Cursos Técnicos - Capacitar Multiplicadores

Imagem: blogs.cultura.gov.br

A Oficina de Capacitação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) promovida nesta sexta-feira (18), pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura no Centro Cultural José Octavio Guizzo, contou com a presença do presidente da FCMS,Américo Calheiros, gestores culturais governamentais, de municípios e civis.

O objetivo da iniciativa é capacitar multiplicadores do SNC de forma a instruí-los ao planejamento de ações quanto à adesão, implementação e a estruturação do sistema de cultura no estado que tem como um dos principais instrumentos o Plano Estadual de Cultura, que atualmente deverá ser construído por meio de consultas públicas promovidas pela FCMS. O evento foi voltado para os gestores, conselheiros e servidores da Fundação de Cultura. A capacitação foi feita pelos técnicos Sérgio de Andrade Pinto e Cleide Vilela da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

“Estamos prontos para colaborar, porque entendemos que esse sistema é um avanço, ele nos dá uma nova perspectiva para a conquista de recursos futuros para a gestão cultural de MS no futuro”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros. Ainda segundo ele, assim como nos outros sistemas existentes no País, será necessário que o SNC amadureça, sendo que hoje o grande desafio é que o SNC se concretize.

O SNC nasce em cada município, com os sistemas municipais, se amplia com o sistema estadual e se consolida com a articulação nacional, integrando todos os níveis do Governo e da Sociedade. “Outros sistemas como o Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistemas de Meio Ambiente e Sistema Integrado de Educação, comprovam que há um processo nacional de amadurecimento da gestão pública e a Cultura, evidentemente, não poderia ficar fora desse processo”, completa Américo. Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Aquidauana, Rangel Castilho, é importante a implantação do SNC pois permite uma aproximação da sociedade por meio dos conselhos. “É uma política que não irá mudar de governo para governo. Os governos terão que se adequar ao sistema”.

Proposta

A Proposta de Estruturação, Institucionalização e Implementação do SNC, que está disponível no endereço virtual: blogs.cultura.gov.br/snc, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) em 2009. O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) aprovou, por unanimidade, a proposta que vinha sendo construída, desde 2003, por meio de debates em todos os fóruns e instâncias culturais do País e das experiências já vivenciadas nas três esferas de Governo (federal, estadual e municipal) e da sociedade civil.

SNC

A base institucional do Sistema Nacional de Cultura (SNC) há muito vem sendo debatida em todas as instâncias federativas. Órgãos específicos para gestão da política cultural, Conselhos de Política Cultural, Fundos de Financiamento da Cultura e Sistemas Setoriais (museus, bibliotecas, informação, entre outros) foram criados; Conferências de Cultura foram realizadas; e Planos de Cultura elaborados e em tramitação nos Legislativos. Todavia, estas iniciativas não foram articuladas dentro de uma estratégia comum, especialmente, no que tange na inter-relação entre os componentes do SNC, seja no âmbito de cada ente federado, seja entre eles.

Atualmente, um dos grandes desafios do MinC é construir essas articulações onde elas inexistem, a exemplo dos subsistemas setoriais com o SNC, e reestruturar as instâncias pré-existentes, especialmente, os conselhos constituídos em outro contexto político e que não atendem aos critérios previstos no SNC. Para Sérgio de Andrade, o SNC é fundamental para o avanço da gestão cultural no Brasil, pois consolidará um modelo de administração com compartilhamento de competências, decisões e recursos. Além de democratizar os processos decisórios, trará economicidade, eficiência, eficácia, equidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos. Ele ainda adverte que mesmo não sendo obrigatória a adesão ao sistema, os municípios e estados que não fizerem a adesão terão dificuldades, por exemplo, de captar recursos.

A realização da oficina é uma forma de ampliar o conhecimento acerca do SNC. “Aqui temos gestores, conselheiros que serão multiplicadores para os municípios conhecerem o sistema, e os que fizeram a adesão poderem aprofundar o assunto”, explica Cleide Vilela. Em Mato Grosso do Sul, 15 municípios já integram o sistema.
 

midiamax.com/KF

capacitar multiplicadores, gestores culturais, implementação, sistema de cultura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens