Segunda-Feira 17/06/2024 10:45

Carta de Campo Grande acusa frigoríficos de monopólio

Estado - Mercados - Mercado de Carnes

Imagem: portaldoagronegocio.com.br

Enquanto o Grupo JBS não se manifesta, os fazendeiros acusam o frigorífico de usar recursos públicos para monopolizar o mercado de carnes no país. Em Campo Grande (MS), reunião promovida pela Asssociação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), redigiu manifesto assinado por oito entidades do setor, no qual diz que a JBS emprega recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), “para arrendar frigoríficos, que em seguida seriam fechados, causando desemprego, e para interferir no mercado regulando preços de compra desses insumos.” Havia 1.500 pecuaristas na reunião.

Segundo Francisco Maia, presidente da Acrissul, já foram identificados casos de demissões e fechamentos de frigoríficos em Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Acre, Mato Grosso do Sul e Pará. Maia prometeu fazer um levantamento completo dos dados e apresentar às autoridades para que sejam tomadas providências. O dirigente é incisivo: “essas empresas têm plantas ociosas, trabalhando com 40% a 50% da sua capacidade e mesmo assim compram outros frigoríficos.” Diz ainda que a ação irá afetar o preço dacarne no varejo, com aumento de preços ao consumidor.

Para pontuar o que o setor pretende fazer, a carta fixa as principais diretrizes para frear a liberação de recursos públicos, através do BNDES, para capitalizar grupos frigoríficos “viabilizando seu crescimento e forte inserção em mercadosestrangeiros”. Leia: “A concentração, alavancada com recursos públicos, afeta a rentabilidade do negócio pecuário e, consequentemente, dificulta a sustentabilidade do setor, baseada no tripé: ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável”.

“A chamada Carta de Campo Grande será entregue à Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara Federal e doSenado para que o assunto seja levado ao governo federal”, anunciou o presidente da Acrissul. Os senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka de Mato Grosso do Sul, disseram durante o evento, que uma audiência pública está sendo preparada pelas comissões econômica e da agricultura das duas casas (Senado e Câmara Federal) com a presença dos grandes frigoríficos, como o JBS e o Marfrig, o CADE, o BNDES, e outros, para discutir a “liberação de recursos públicos para grandes empresas, que muitas vezes compram as unidades e as mantêm fechadas.”

Durante a ExpoZebu de Uberaba, feira que reúne os maiores fazendeiros do país, o assunto era um só: concentração de frigoríficos e aviltamento da concorrência do mercado.

expressomt.com/KF

mercado de carnes, frigorífico, monopolizar, emprega recursos, pecuaristas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens