Terça-Feira 02/09/2025 12:55

Produtores questionam investimentos do BNDES em grandes frigoríficos no Estado

Estado - Investimento - Investimentos do BNDES

Foto: Luiz Alberto

O encontro de produtores rurais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso na Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) reuniu durante a noite desta segunda-feira (14) deputados estaduais das duas bancadas para discutir o monopólio que vem se formando nos Estados com a compra dos pequenos frigoríficos pelas empresas JBS e Marfrig.

Além disso, foi levantada pelo superintendente da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) a liberação de verdadeiras fortunas pelo BNDES para comprar pequenos frigoríficos e estes, que precisariam de investimentos para se manter, ficarem sem os recursos.

“Em Mato Grosso, são 2 frigoríficos da Marfrig e 15 do JBS, de um total de 39 empresas. Isso representa, porém, mais de 50% do abate de carnes no Estado”, disse.

“Vamos cobrar explicações e tornar pública a nossa insatisfação com esta situação, mostrando a importância de deixar o mercado mais livre”, comentou Luciano.

Associações como a SRB, APR/MT, Asfax, ABCZ, UDR e ANPBC participaram da mesa de discussões para que os produtores pudessem expor suas preocupações em relação apo tema e também alternativas.

O presidente da Acrissul, Francisco Maia, ressaltou que os pequenos e médios frigoríficos mantêm os empregos das famílias no interior do Estado.

“Porém, o BNDES parece se importar apenas com os grandes. Com o rompimento deste monopólio, ganhamos o equilíbrio econômico que o Estado tanto precisa”, avaliou Maia.

Carta Campo Grande

A ser discutida com os sindicatos, a Carta Campo Grande deve ser encaminhada em breve para a Comissão Parlamentar Agropecuária da Câmara e do Senado.

“O documento será levado à frente parlamentar. É o início para tentar avançar neste sentido. Trabalhamos hoje com crescente desequilíbrio na nossa atividade”, lembrou o presidente da Acrissul.

Na semana passada, ele esteve reunido com 30 deputados envolvidos e os senadores Waldemir Moka (Mato Grosso do Sul) e Kátia Abreu (Tocantins) em Brasília para discutir o tema.

Para Dagoberto Nogueira (PDT), a preocupação é o investimento do dinheiro público para que os grandes adquiram os pequenos frigoríficos.

“Com este dinheiro, eles compram os pequenos e estes vão fechando os que geravam empregos e mais oportunidades”.

Punição

O vice presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Gado, Sílvio de Castro Cunha Júnior, defendeu a punição dos monopólios.

“Acima de 20% da concentração do mercado é considerada monopólio e o estudo da Famasul mostra que estes frigoríficos detêm mais de 50% da produção, 32% somente do JBS, ou seja, queremos a punição para eles”, declarou.

“Temos o Tribunal de Contas da União, as procuradorias, já que o Governo do Estado aprova esta situação e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) não resolve”, defendeu.

“O Brasil é um grande exportador e esta situação não pode paralisar a produção, é inaceitável porque isso promove a desaceleração do crescimento econômico. Os grandes frigoríficos precisam ser um pouco mais humildes”, ressaltou Sílvio de Castro Júnior.

Acompanhar o caso

Para a secretária da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo ) Tereza Cristina Dias acompanhou o evento e disse ser muito cedo para qualquer posição do Governo do Estado.

“Temos que ouvir os dois lados, ver o que eles alegam. É muito cedo para qualquer posicionamento e vamos confiar no Cade para fazer o trabalho de monitoramento deles que, até agora, não constatou irregularidades”, disse.

“É uma ordem do Governo que todos os frigoríficos que queiram reabrir procurem a Seprotur. Mas é preciso salientar que talvez a capacidade de abate tenha sido mal calculada, por isso tantos estejam fechando as portas. Temos que estudar o caso”, finalizou.

CPI do monopólio

O senador Moka esteve no evento e disse não acreditar na necessidade de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o caso dos monopólios em Mato Grosso e MS.

“Até porque uma reunião está programada nesta terça-feira (15) com o Cade em Brasília e eu vou para discutir o caso”.

“É uma grande concentração na mão de poucos, de forma que pode influenciar no preço da arroba do boi”, disse.

 

Evelin Araújo/Mídia Max News/JE

investimento, frigorífico, BNDES, produtores rurais, monopólio, JBS, Marfrig

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens