Quarta-Feira 16/07/2025 07:07

Conheça as propriedades da lama usada para tratar da pele

Brasil - Saúde - O poder da argiloterapia

Conhecida desde a Antiguidade, quando era utilizada para ajudar a embalsamar múmias, e depois adotada como auxiliar na medicina por seu poder cicatrizante e regenerador, a argila há algum tempo foi (re)descoberta também pelos profissionais de beleza e passou a ser utilizada para fins estéticos, através de máscaras faciais, corporais e capilares conhecidas como argiloterapia.

 

Além de acumular minerais como ferro, manganês, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo e potássio, a argila possui em sua composição o silício - segundo elemento mais abundante na natureza, cuja carência no organismo produz uma desestruturação do tecido conjuntivo, trazendo sinais de envelhecimento.

 

Apesar de terem propriedades diferentes de acordo com a composição, os diferentes tipos de argila costumam ser absorventes, antioxidantes, calmantes, analgésicos, cicatrizantes e descongestionantes. Somando-se a isso o fato de agir rapidamente e ser de baixo custo, a argila torna-se ideal para vários tipos de tratamento de pele que exijam rápida cicatrização e eliminação de toxinas, por exemplo.

 

PROPRIEDADES DIFERENTES 

 

A esteticista Camila Sampaio do Vila Spa by L’Occitane conta que, no Brasil, as argilas de uso estético mais comuns são a verde (para a pele desvitalizada) e a branca (para controlar a oleosidade excessiva). “Tratamentos com argila são excelentes, pois não possuem químicos, e assim não tem contra-indicações, sendo indicados até mesmo para adolescentes e grávidas”, afirma.

 

A argila verde promove esfoliação suave, édesintoxicante e adstringente. A branca promove oxigenação de áreas congestionadas e tem efeito revitalizador. Já a cinza é anti-inflamatória e cicatrizante. Na cor vermelha, a argila regula a microcirculação cutânea e é recomendada para peles sensíveis. A argila amarela tem efeito tensor e ativador da circulação, é adstringente e desintoxicante.

 

Existem ainda as argilas de cor marrom e preta, mais raras pelo alto teor de silício. Ambos ativam a circulação e são desintoxicantes, mas enquanto a argila marrom tem um efeito tendendo para a revitalização e funções adstringentes, a preta trabalha mais na renovação celular, sendo anti-inflamatória.

Bolsa de Mulher

Argiloterapia, Saúde

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens