Segunda-Feira 01/09/2025 19:53

Produtores querem garantir vacinação em áreas invadidas no Pantanal

Estado - Agropecuária - Imunização dos Animais

Imagem: correiodecorumba.com

Produtores rurais da região do Pantanal sul-mato-grossense que tiveram suas propriedades invadidas por indígenas nos últimos dias buscaram apoio do Governo do Estado para concluir a imunização dos animais contra a febre aftosa. Mesmo diante da insegurança sobre a posse da propriedade e de temer sobre a integridade física das famílias e funcionários, os proprietários querem concluir a vacinação e garantir a sanidade do rebanho.

Um ofício foi entregue na tarde desta segunda-feira pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e representantes dos proprietários invadidos à Secretaria de Produção de Turismo (Seprotur), para que a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) acompanhe de perto a vacinação nas fazendas invadidas.

Durante a manhã, os produtores se reuniram com representantes da Famasul, Polícia Federal, Ministério da Agricultura (SFA) e Iagro para cobrar ações do poder público em relação a mais esse litígio no Estado. A reunião teve a presença da Secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa, e a participação de representantes da FUNAI. Com as últimas invasões são cerca de 60 as propriedades invadidas no Estado.

Desde a semana passada, sete propriedades foram invadidas na região pantaneira de Mato Grosso do Sul e pelo menos outras cinco já tiveram sua invasão anunciada pelos indígenas que habitam a Reserva Kadwéu para os próximos dias. Homologada em 1903, a reserva tem 373 mil hectares nos limites do município de Porto Murtinho e abriga cerca de quatro mil indígenas. A pretensão dos integrantes da etnia é de ampliar em mais 155 mil hectares a área da reserva, pertencente ao município pantaneiro de Corumbá. Sobre essa área existe uma ação demarcatória que se encontra sob júdice no Supremo Tribunal Federal.

O rebanho estimado na área pretendida para ampliação da reserva é de 20 mil cabeças de bovinos. Os produtores contam que, ao anunciar a invasão de novas propriedades, os indígenas dão prazo para a retirada dos pertences e do gado. “Eles chegaram domingo (06) e deram três dias para tirar as coisas e o gado. Mas o que vamos fazer com o gado em tão pouco tempo em pleno Pantanal”, afirma Marcelo Martins, genro do proprietário da fazenda Esteio, uma das invadidas na região.

Segundo o advogado Carlos Fernando de Souza, representante de um grupo de produtores, são cerca de 30 propriedades ameaçadas pela intenção de ampliar a reserva. “Todas estão registradas, com título de posse desde 1931, e estão regulares quanto ao pagamento de tributos”, alega o advogado. Presente na reunião desta segunda e intermediando as demandas dos produtores junto ao governo estadual, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, enfatiza a necessidade de intervenção do poder público. “Há urgência na adoção de medidas que garantam segurança e integridade para ambas as partes e na busca por solução definitiva para os litígios que se multiplicam pelo estado e aumentam a insegurança jurídica no campo”, enfatizou.

correiodecorumba.com/KF

imunização dos animais, febre aftosa, insegurança, concluir a vacinação, rebanho

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens