Sexta-Feira 11/07/2025 12:39

Com retroescavadeira e parcerias, Ladário incrementa produção peixe

Ações Públicas - Retroescavadeira em Ladário

Foto: Nelson Urt

Uma retroescavadeira hidráulica avaliada em R$ 243 mil possui um significado muito especial para Ladário porque pode mudar os rumos da produção de peixes e da economia da cidade.

Com essa nova máquina o município se equipa para construir tanques para a criação de peixes em cativeiro e, dessa forma, incrementa a produção pesqueira, estimula os pescadores, aumenta a oferta do pescado e, consequentemente, provoca uma queda de preços no mercado.

Enfim, toda a cadeia do estoque pesqueiro receberá influências positivas.

Por isso, ao receber o novo maquinário na tarde desta sexta-feira, 4 de maio, na sede do Lions Clube de Ladario, o prefeito José Antonio estava tão emocionado quanto empolgado.

“Poderemos voltar à época em que o ladarense comia peixe quase todo dia, e galinha era prato para dias especiais”, afirmou o prefeito.

“Se estamos no paraíso das águas, temos de ter água, temos de ter peixe para nossas famílias”, acrescentou.

São um total de 13 retroescavadeiras hidráulicas, uma delas para Ladário, que o Ministério da Pesca e Aquicultura entregou na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, em solenidade no dia 5 de abril que contou com a presença do prefeito José Antonio, do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e do deputado federal Vander Loubet, autor da emenda parlamentar que possibilitou a compra do maquinário.

Além do prefeito, a cerimônia de entrega do maquinário no Lions de Ladário contou com a presença do deputado estadual Paulo Duarte e do superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura, Paulo Roberto da Silva, a representantes de toda a cadeira do peixe, entre eles a presidente da recém formada Colônia de Pescadores de Ladário, Elis Regina, pescadores da região da Codrasa, artesões que já trabalham com o couro do peixe, e outros trabalhadores da área.

Estiveram também no encontro os vereadores ladarenses Miriam de Oliveira, Pastor Iranil, Osvalmir Baguá, Neninho, Helder Botelho e Delary Ebeling, além de representantes das associações de classes, SSCH, Militares da Reserva da Marinha, Associação dos Aposentados (AAPPIL), Sindicato dos Produtores Rurais de Ladário, Colônia dos Pescadores, Associação dos Produtores do Assentamento 72, secretários municipais de governo e assessores.

Na ocasião, o gerente de Turismo da Prefeitura, Generson Giordano, fez uma exposição sobre os resultados positivos na cadeia produtiva do peixe com a introdução dos tanques para criação em cativeiro.

A diretora chefe da Emprapa Pantanal, Emiko Resende, colocou a instituição à disposição da Prefeitura para a instalação do projeto.

A Embrapa Pantanal já desenvolve um projeto de criação de peixe em cativeiro na região do Bracinho, no rio Paraguai, em Ladário.

O superintendente do Ministério da Pesca, Paulo Roberto da Silva, prevê avanços no município.

“Vai turbinar a produção de peixes em Mato Grosso do Sul, que pretende se tornar o maior produtor do País, com geração de renda e emprego”, afirmou.

O vereador Neninho destacou que a parceria entre a Prefeitura e a Colônia dos Pescadores Érico Valle vai viabilizar bons resultados.

O deputado estadual Paulo Duarte disse que Ladário sai na frente mais uma vez.

“Ladário vai ser referência na produção de peixes em Mato Grosso do Sul, como outras cidades, menores ainda, que já se destacam no setor, como Fátima do Sul, Terenos e Iraporã”, ressaltou.

Cursos

Paralelamente, já estão sendo capacitados trabalhadores no setor, em cursos em parceria da Prefeitura com a Embrapa Pantanal, Senai, Instituto Homem Pantaneiro.

Formaram-se recentemente 25 pessoas em um curso de curtimento de pele de peixe, entre eles a artesã Helenice Lemos.

“Já me proporciona melhorias na renda com a confecção de bolsas, carteiras e cintos”, contou Helenice.

Outras 15 pessoas se formaram em curso de processamento de alimentos conduzido pela Embrapa e Instituto Homem Pantaneiro.

 

Nelson Urt/Correio de Corumbá/JE

retroescavadeira, parcerias, rumos de produção, peixes, economia, máquina

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens