Sexta-Feira 22/08/2025 06:32

Festival América do Sul começa nesta quinta-feira em Corumbá

Eventos - Capital da Cultura Sul-Americana

Imagem: mshoje.com

 Durante os próximos cinco dias, Corumbá se transforma na capital da cultura sul-americana com a realização da nona edição do Festival América do Sul. A abertura oficial está marcada para as 19 horas, no Palco das Américas, montado na Praça Generoso Ponce. O FAS conta com as participações de 10 países, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. É uma promoção do Governo de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Corumbá, e curadoria compartilhada do Memorial da América Latina. Conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Petrobras, Sebrae, Vale, Enersul, Andorinha e Governo Federal. Tem apoio do Moinho Cultural Sul-Americano e Instituto Homem Pantaneiro.

A solenidade de abertura contará com as presenças de autoridades de todo o Estado e será marcada também pelas homenagens à ativista cultural Heloisa Helena da Costa Urt, ex-diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo da Prefeitura de Corumbá; aos músicos Dino Rocha e José Antonio Monaco Filho (Badu); à arquiteta Maria Margareth Escobar Ribas Lima, e o escritor uruguaio Leonardo Garet.

Após a queima de fogos, o público presente poderá presenciar três shows musicais. O primeiro será com um dos homenageados, o músico sul-mato-grossense Dino Rocha, que se apresenta a partir das 20 horas. Ele abre a programação de música no Palco das Américas. Será seguido de Osmar da Gaita, outro sul-matogrossense que tem promete um belo espetáculo com músicas regionais sul-mato-grossenses e gaúchas, sem deixar de lado as músicas caipiras, o sertanejo de raiz, o sertanejo universitário e até mesmo algumas que marcaram os anos de ouro da Música Popular Brasileira (MPB). A apresentação está marcada para a partir das 21 horas.

A noite no Palco das Américas será encerrada com o Grupo Sávia Andina, da Bolívia. Fundado em 1975, o grupo tem mais de 45 discos gravados em vários países sul-americanos como Argentina, Brasil, Equador, Colômbia e em seu país de origem. Muito premiados e reconhecidos internacionalmente, o grupo é uma das maiores referências da música andina no mundo.

Programação

O primeiro dia do Festival reserva ainda outras atrações, como visitação pública à Estação Natureza Pantanal, da Fundação Grupo Boticário, com sua exposição interativa e sessões das 09 às 12 horas e das 14 às 18 horas; ao Muhpan (Museu de História do Pantanal), com a exposição: Memórias do Pantanal Rupestre, pintura acrílica sobre tela do artista Jonir Figueiredo, das 13 às 17h30.

Visitação turística à Casa do Artesão, das 08 às 17 horas, uma oportunidade para conhecer e adquirir peças artesanais da região. O público terá oportunidade de presenciar também a abertura da Feira dos Países que vão expor seus produtos artesanais no Pavilhão dos Países, na Praça Generoso Ponce, às 20 horas. No local, a mostra internacional do Paraguai, Bolivia, Chile, Equador, Venezuela, Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru, e a mostra do Brasil com o artesanato de Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Distrito Federal. Também à noite, após a abertura, a inauguração da Galeria dos Homenageados instalada na Praça Generoso Ponce, às 20 horas.

As artes plásticas também estarão presentes no festival. No Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, a partir das 20 horas, abertura da exposição A Mão da América, baseada na célebre escultura de Oscar Niemeyer localizada em São Paulo, que foi inspirada na obra “As veias abertas da América Latina”, do escritor Uruguaio, Eduardo Galeano, além de aproximadamente 25 obras de artistas renomados, tais como Braun Vega (Perú), Caciporé Torres (Brasil), Elifas Andreatto (Brasil), Nino Milan (Brasil), Nora Chernafosky (Argentina), Daniel Cerda e Gonzalo Latoja (Chile), entre outros.

Ainda no Centro de Convenções, também a partir das 20 horas, a abertura da exposição Cia Matte Larangeira - Fragmentos da história de MS, importante ciclo econômico na região sul de Mato Grosso, que teve seu inicio por volta de 1890, por conta da Companhia Matte Larangeira. A exposição recupera parte da história de um dos mais importantes movimentos econômicos da região, que viria a se tornar Mato Grosso do Sul. A mostra reúne fotografias e documentos históricos, mantidos pelo Arquivo Público Estadual.

msnoticias.com/KF

capital da cultura sul-americana, homenagens, shows musicais, músicas regionais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,392
Euro 6,314
Franco suíço 6,698
Yuan 0,752
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens