Quinta-Feira 01/05/2025 13:31

Aldeia indígena de MS ganha mini fábrica de polpas de frutas

Negócios - Fábrica de Polpas de Frutas

Foto: 261studio.com

Indígenas da Aldeia Limão Verde, em Aquidauana, onde vivem cerca de 1.500 pessoas entre adultos e crianças, vão receber a doação de uma mini indústria para fabricação, embalagem e armazenamento de polpas de frutas produzidas por eles mesmos na região.

Os equipamentos já foram instalados e a inauguração será no próximo sábado, dia 14 de abril, com a presença de autoridades.

Nesse dia haverá uma grande festa na aldeia com a realização de serviços sociais como expedição de documentos, corte de cabelo, oficina de boas práticas e uma importante palestra sobre armazenamento e conservação de grãos por até 5 anos, sem perdas com mofos, carunchos e outros problemas comuns que enfrentam com os grãos (arroz, feijão, milho...) na aldeia.

Os equipamentos para a mini fábrica de polpas e os trabalhos sociais são ajuda humanitária do programa Mãos que Ajudam de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), em parceria com a Prefeitura Municipal de Aquidauana, que pintou e reformou uma casa da aldeia onde será instalada a fábrica.

Os trabalhos sociais e inauguração da fábrica serão no sábado (14) das 9h às 15h30.

Voluntários do programa da Igreja vão ajudar os indígenas com os serviços e palestras.

Os voluntários vão realizar também reparos em mesas e cadeiras das famílias indígenas da aldeia.

A Igreja Mórmon doou duas pias, tábuas para o corte das frutas, frezers, utensílios diversos (tudo em inox) e os aparelhos para o corte das frutas; acondicionamento e embalagem.

A idéia é ajudar as famílias a ter maior aproveitamento da grande produção de frutas na região.

Além de guardarem para o consumo próprio (congelado), elas poderão vender parte da produção, criando assim uma fonte de renda para a comunidade.

Márcio Patelli e Tânia Bogado, diretores de assuntos públicos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, explicaram que a igreja está envolvida em muitos esforços para ajudar os necessitados em todo o mundo, por intermédio da ajuda voluntária de programas como Mãos que Ajudam e da Ajuda Humanitária.

A Ajuda Humanitária da igreja realiza ações no Brasil como a doação de cadeiras de rodas, que no ano passado chegou a 3.000 cadeiras doadas em todo o Páis, inclusive em Campo Grande e Aquidauana.

Desenvolve também outras ações como esta que ocorrerá no sábado na Aldeia Limão Verde.

Armazenamento

Há muitos anos, segundo Márcio Patelli e Tânia Bogado, a igreja Mórmon realiza ensinamentos sobre armazenamento de alimentos cuja validade perdura por até 5 anos ou mais, sem perder absolutamente nada da qualidade de produtos como: arroz, feijão, milho e outros produtos.

Uma das formas de realizar esse trabalho é com a utilização de garrafas pet de 2 litros.

As famílias indígenas vão aprender essa técnica e a partir de sua execução não vão mais perder grãos pelo mofo ou para os insetos.

“Esse método tem apresentado excelentes resultados inclusive para famílias no meio urbano que resolvem aproveitar ofertas de produtos”, conta Tânia Bogado, membro da igreja.

 

Assessoria/Primeira Hora News/JE

indígenas, aldeia, mimi-fábrica, polpa, fruta, fabricação, embalagem, armazenamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,692
Euro 6,448
Franco suíço 6,887
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens