Sesi disponibiliza na Internet acesso à sua Rede de Bibliotecas
Estado - Educação - Pesquisa
Foto: Divulgação / Fiems
A partir deste mês de abril, o Sesi de Mato Grosso do Sul dispõe de mais uma ferramenta para incentivar a prática da leitura e o aprimoramento do repertório cultural dos trabalhadores das indústrias e seus dependentes. Trata-se do hotsite Rede de Bibliotecas do Sesi, que está hospedado no endereço eletrônico www.fiems.org.br/novo/sesi e onde os internautas podem ter acesso ao acervo e aos projetos desenvolvidos nas 30 unidades do Programa Indústria do Conhecimento, nas bibliotecas itinerantes do Programa Saber Ativo ou nas bibliotecas escolares das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, além do campo links de pesquisa.
Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a Rede de Bibliotecas permite que os usuários pesquisem com antecedência e reservem o livro, além de favorecer que eles tenham previamente a informação de onde é possível encontrar determinado exemplar. “Outro detalhe importante é que, com ela, as coordenadoras das bibliotecas podem incluir os dados sobre as atividades desenvolvidas no local e assim a população já tem os subsídios necessários para o uso dos espaços, que são muito bem equipados e atendem aos anseios da comunidade em geral”, pontuou.
Para o gerente da área de educação e lazer do Sesi no Estado, José Antônio Belloc, com o advento das novas tecnologias, as formas de aprender e ensinar precisam ser revistas. “Com a gama de informações e modos diferentes de obtê-las, o uso dos recursos tecnológicos e criativos na educação passam a ser imprescindíveis”, disse, referindo-se aos projetos desenvolvidos e ao próprio advento do hotsite da Rede de Bibliotecas. Ele também destacou a relevância de oferecer ao internauta a seleção de links de pesquisa. “Pesquisar na Internet não é tão fácil como se imagina, pois, no meio de tantos resultados, é preciso ter habilidade de pesquisa para obter os melhores”, acrescentou.
Já a bibliotecária do Sesi, Josiane de Oliveira, lembra que, além de aproximar o usuário do ambiente virtual, o hotsite da Rede de Bibliotecas foi idealizado com o objetivo de divulgar as bibliotecas da entidade em Mato Grosso do Sul e auxiliar os usuários em pesquisas, leituras e entretenimento. “Eu espero que realmente seja um aliado nas pesquisas pessoais dos trabalhadores das indústrias, seus dependentes e a comunidade em geral, auxiliando nosso trabalhador e professores a terem acesso à informação, cultura e formação continuada por meio do ambiente virtual”, declarou.
Pesquisa
Com base em dados do Ibope/Nielsen Online, Josiane de Oliveira justificou a importância de levar para a rede mundial de computadores as informações sobre as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas em um ambiente virtual específico para isso. Os números da pesquisa contabilizados em junho de 2009 apontaram que 62,3 milhões de pessoas, com mais de 16 anos de idade, acessavam a Internet no Brasil. Desse total, 38% acessavam a web todos os dias, sendo que o tempo médio de navegação por pessoa foi de 44 horas e 59 minutos, somente em sites, sem contabilizar ferramentas com o MSN, Skype, Facebook e outros.
Além disso, a Ibope/Nielsen Online apontou que o Brasil é o país onde mais se navega na Internet no mundo. “Diante disso nós não podemos ficar de fora e precisamos disponibilizar o serviço de forma que ele também seja útil para aprimorar o trabalho desenvolvido nas próprias bibliotecas e ajudar a criar no usuário a cultura da frequência aos locais”, disse a responsável pela Rede de Bibliotecas do Sesi, completando que essa novidade já despertou a simpatia dos monitores que atuam nas 30 unidades da Indústria do Conhecimento do Sesi distribuídas em 26 municípios do Estado.
Para Elizângela Ferreira Andrade, que trabalha em Paranaíba, a Rede estreita a relação com colegas de outros municípios e isso ajuda a melhorar as ações desenvolvidas. “Temos a oportunidade de conhecer o que está sendo desenvolvido nas outras cidades e assim agregar ao nosso trabalho, sem contar que temos os nossos projetos divulgados e isso nos motiva a desenvolver outros e assim é possível atrair mais pessoas para o local”, avaliou. Já Sônia Aparecida Morel, monitora da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi no Bairro Cachoeirinha, em Dourados, destacou que a informação sobre a Rede já foi levada para algumas escolas municipais e que a equipe está fazendo esse trabalho, para que todos possam contribuir.
“Queremos que os professores e alunos acessem a Rede e vejam a diversidade de informações que disponibilizamos. Conhecendo as ações que desenvolvemos e o acervo que oferecemos vamos atrair mais gente e desenvolver novos projetos”, disse Sônia Morel. No ano passado, as 30 unidades da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi realizaram 146.176 atendimentos, entre serviços de consultas de livros, pesquisas no acervo e nos computadores com acesso à Internet, cursos gratuitos da Educação Continuada e Hora do Conto. Já no âmbito do Saber Ativo, as bibliotecas itinerantes atenderam 18.376 trabalhadores em 54 indústrias, com 28.371 empréstimos ou consultas realizadas, enquanto as bibliotecas escolares atenderam 23.900 pessoas, com 26.306 consultas ao acervo e 16.022 empréstimos de acervo.
Fiems/M.V
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito