Terça-Feira 02/09/2025 04:13

Presidente da Assomasul aponta prejuízo no atraso do Minha Casa, Minha Vida

Estado - Habitação - Programa Minha Casa, Minha Vida

Imagem: assomasul.org.br

Uma audiência pública, convocada para entender o atraso na divulgação dos municípios com menos de 50 mil habitantes contemplados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, ocorreu na manhã de quarta-feira (11), em Brasília.

A CNM (Confederação Nacional de Municípios) foi representada pelo presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug (PMDB).

Ele apontou os prejuízos que o atraso de 125 dias pode ter acarretado nas pequenas cidades.

O discurso de Krug foi voltado para a “quebra das regras” que ocorreu por parte do governo federal.

“Nós, prefeitos, atendemos aos critérios, selecionamos as famílias carentes, adquirimos os terrenos e ocorreu todo esse atraso. Com isso, houve prejuízos, pois as obras geram emprego e desenvolvem a economia local, além, é claro, de garantir moradia aos necessitados”, explicou.

De acordo com Krug, prefeito de Chapadão do Sul, o dinheiro que as famílias usaram para pagar aluguel durante os quatro meses de atraso do Ministério das Cidades poderia ter sido aplicado na economia dos municípios.

O Ministério adiou a divulgação por três vezes, mas, reconhece a demora e anunciou que a lista dos selecionados será divulgada nesta quinta-feira (12).
Entre os 4.900 municípios aptos a receber recursos do Minha Casa, Minha Vida Sub 50, 4 mil se inscreverem.

Em Mato Grosso do Sul, 50 municípios serão contemplados nesta segunda etapa do programa governamental.

Na lista a ser divulgada pelo Ministério, aproximadamente 2 mil terão acesso às verbas e poderão iniciar as obras de casas populares para a população carente ou moradores de áreas de risco.

Serão 110 mil moradias a serem construídas, em média 50 casas para cada município.

Além da longa espera por parte dos prefeitos, Krug alertou a representante do Ministério, Maria do Carmo Avesani, para o fato de que as grandes construtoras não se empenham em ir para o interior do país, longe das capitais para executar as obras.

“Peço que olhem com carinho as cidades que estão em desenvolvimento para que elas continuem melhorando. Vocês têm que intervir em relação a essas empresas e incentivá-las a trabalharem nos municípios com população inferior a 50 mil habitantes”, finalizou.

A audiência pública contou com a presença do vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, Nylton Velloso; o presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, Mounir Chaowiche; o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Carlos Marun e o representante da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Cláudio Maffei.

Assomasul/DF

audiência pública, municípios com mais de 50 mil habitantes, Minha Casa Minha Vida

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens