Terça-Feira 02/09/2025 11:19

Mercado de carne suína no Brasil ainda pode ser expandido

Brasil - Mercados - Carne Suína

Foto: culinariasuina.blogspot.com

O brasileiro ainda consome pouca carne suína, mas o acesso ao produto poderia ser maior caso não houvesse falhas na cadeia industrial.

“Além disso, há pouca divulgação e a distribuição é deficitária”, destaca a administradora de empresas Maria Stella Saab. Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, ela conduziu uma pesquisa sobre o perfil do consumidor nacional que analisou diferentes pontos do contato da população com a carne do porco.

O objetivo do estudo foi identificar os hábitos dos compradores para que fosse possível adaptar o produto final de acordo com o seu gosto.

A tese de doutorado está inserida dentro de um projeto maior, o Q-PorkChains, iniciado em 2001 e concluído em 2007. Comandado pela União Europeia, o projeto convidou Brasil e China a participarem — os dois países são grandes produtores e consumidores.

Maria Stella e seu orientador, o professor Marcos Fava Neves, também da FEA, foram convidados para representar o nosso País.

Maria Stella aplicou questionários em 480 pessoas das duas regiões de maior produção de carne suína: o sul e o centro-oeste. Foram escolhidas duas cidades de dois estados de cada região, totalizando oito cidades: Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná; Porto Alegre e Santa Rosa, no Rio Grande do Sul; Cuiabá e Campo Verde, no Mato Grosso; e Goiânia e Rio Verde, em Goiás.

O enfoque que ela deu para sua tese de doutorado foi diferente das abordagens que levou para o encontro europeu, mas o questionário base do projeto foi o mesmo do Q-PorkChains.

Questões culturais e o marketing

O consumidor ainda vê a carne suína como uma carne de baixa qualidade. Segundo Maria Stella “ainda existe no imaginário das pessoas a ideia de que o porco é um animal com pouca higiene, que se alimenta de lavagem e é criado em um chiqueiro”.

A pesquisadora explica que esse tipo de criação, a cultura doméstica, é cada vez menor e a produção industrial é que não para de crescer.

Para reverter esse quadro e levar uma nova ideia do produto às pessoas, permitindo que elas criem uma concepção diferente de sua qualidade, é preciso que seja feito um grande trabalho de marketing.

É preciso que se faça entender que a carne suína é de qualidade no Brasil e que chega ao consumidor de maneira segura, sem oferecer riscos para sua saúde.

Além disso, destacar que esse alimento tem importância nas dietas.

“O que se percebe é que a opinião de nutricionistas e médicos conta muito para as pessoas. Por isso é preciso fazer um trabalho junto à esses formadores de opinião, de modo que eles incentivem as pessoas a comerem carne suína e a partir disso criem esse hábito”, explica.

Maria Stella destaca que hoje em dia a carne é muito menos gordurosa, pois se desenvolveram raças com menos gordura e mais carne.

“Antes, a banha valia mais do que a carne, então o produtor incentivava a gordura no porco. Quando se desenvolveu o óleo de soja, esse mercado perdeu espaço e hoje os cortes são muito mais leves.”

Outro ponto destacado para o baixo consumo é o preço, que ainda é considerado alto no Brasil.

“É preciso que o consumidor tenha conhecimento da diversidade de produtos derivados da carne suína. Existem produtos acessíveis a todas as classes”, garante.

Além disso, com a expansão do mercado nacional, a tendência é que a produção aumente e se diversifique ainda mais.

Um dos pontos que Maria Stella notou incomodar os compradores é o tamanho das peças que é muito grande.

Proporções menores e mais práticas atrairiam uma outra gama de pessoas. “Ainda são poucos os produtores de preparo rápido, por exemplo, como empanados e hambúrgueres. Existe um amplo caminho que pode ser explorado”, completa.

Os diversos pontos destacados a respeito da visão do consumidor sobre a carne suína evidenciam que ele gosta do produto.

O que ainda não existe é o hábito na maioria das pessoas de comprá-la e isso acontece ora pelo preço, ora pelos estigmas da cultura popular.

Mas todas essas questões são reversíveis, segundo Maria Stella, que acredita no crescimento do mercado no Brasil.

 

Agência USP de Notícias/Famasul/JE

consumo, carne, suína, falhas, cadeia industrial, distribuição, divulgação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens