Segunda-Feira 17/06/2024 10:53

Segurança e entidades parceiras intensificam combate à venda de bebidas para menores

Estado - Segurança Pública - Venda de Bebidas alcoólicas

Foto: Kayke Niz

A rede de instituições que atua no combate à venda e consumo de bebida alcoólica para menores de idade está intensificando a fiscalização para coibir ilegalidades. Na reunião mensal realizada nesta segunda-feira (2), na Capital, as entidades definiram que a atuação será ainda mais firme e que, quando situações desse tipo forem flagradas, pais e promotores de eventos serão responsabilizados.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, se reuniu de manhã com a direção das instituições policiais, demais órgãos do Judiciário, Ministério Público, da Educação, Saúde e Assistência Social para mais uma etapa de articulação das ações conjuntas.  O promotor do show de um popular cantor sertanejo que acontecerá no próximo sábado, dia 7, esteve na reunião e recebeu recomendações para que a lei seja respeitada.

De acordo com Jacini, a presença de donos de bares e promotores de eventos nas reuniões é muito bem-vinda, tanto para que eles se tornem parceiros da Sejusp na causa, quanto para que pensem nas medidas que terão de adotar para coibir a venda de bebida para adolescentes em seus bares e festas. “A lei n.º 4.173 sancionada em março deste ano pelo executivo Estadual é clara ao dizer que haverá punições para quem vender bebida para menores. A responsabilidade é do dono do bar ou evento”, afirmou o secretário.

promoter Eduardo Maluf afirmou que além desses terá ainda muitos eventos realizados na Capital e que é contra a venda de bebidas para adolescentes. “A gente tenta ao máximo inibir a venda de bebida para adolescentes, mas muitas vezes temos problemas com os pais que não aceitam a proibição. É preciso que se pense nisso também”, argumentou o empresário.

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, para o cumprimento da lei é necessário que o poder público e os empresários trabalhem em conjunto. Por conta disso, foi informado ao promotor do show marcado para sábado que uma equipe da Polícia Militar estará no local à disposição dele caso necessite de apoio para solucionar ocorrências envolvendo maiores de idades, pais ou responsáveis que queiram desobedecer a lei dando livre acesso de bebida alcoólica para adolescentes.

“A realidade que ocorre é que muitos pais permitem que os filhos consumam bebidas alcoólicas. Sabemos que há muitas famílias permissivas, mas não podemos deixar que isso se torne uma justificativa para descumprimento da lei. Adultos que deixam que adolescente consumam álcool devem ser punidos, assim como os promoters passivos a isso”, destacou durante a reunião a promotora de Justiça Vera Aparecida Cardoso.

O secretário Jacini alerta que, além do risco do próprio consumo do álcool, esse comportamento muitas vezes é porta de entrada para as drogas.

Lei n.º 4.173

A lei estadual nº 4.173, de 23 de março de 2012, sancionada pelo governador André Puccinelli proíbe a venda, a oferta, o fornecimento, a entrega e a permissão de consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de dezoito anos em todo o território sul-mato-grossense.

Os comerciantes ou responsáveis pelo atendimento nos estabelecimentos, no momento da venda, deverão exigir documento oficial de identidade, a fim de comprovar a maioridade do interessado em consumir bebida alcoólica e, em caso de recusa, podem não vender o produto. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 26 de março.

A empresa que não obedecer à lei será advertida e, em caso de reincidência, a multa para as empresas podem chegar até R$ 8 mil.

Plano de trabalho

Conforme o grupo de combate à venda de bebida alcoólica para adolescentes, coordenado pela Sejusp, a medida de fiscalização nos grandes eventos não se restringe apenas ao show do dia 7 de abril. A Polícia Militar informou que dentro de seu cronograma de trabalho pontos comerciais já estão sendo vistoriados e que em breve novas ações deverão ser feitas.

O próximo encontro entre as autoridades está previsto para o dia 7 de maio e irá abordar os resultados obtidos durante as operações da polícia, a exemplo do show sertanejo.

Entre os integrantes da rede, estiveram presentes membros da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais (SAS); Sindicato de Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinep); Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPE), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur); secretarias do Estado de Saúde (SES) e de Trabalho e Assistência Social (Setas); Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

Noticias MS / M.V

MS, Estado, Entidades, Combate, Venda de bebidas alcoólicas, Menores de idade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens