Segunda-Feira 17/06/2024 10:40

O STF e a melhoria do acesso à Justiça

Brasil - Ações Judiciais - Melhoria no Acesso à Justiça

Foto: www12.senado.gov.br

Questões relacionadas ao acesso à Justiça e à Defensoria Pública estão na agenda do STF (Supremo Tribunal Federal).

Nas últimas semanas, foram três os julgamentos em que prevaleceu a autonomia das Defensorias estaduais.

Essas decisões fortalecem a instituição pública responsável por prestar assistência jurídica gratuita à população que não pode pagar por esse serviço.

Na primeira decisão, no dia 29 de fevereiro, o Plenário considerou inconstitucional a obrigatoriedade da Defensoria Pública paulista estabelecer convênios com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo.

No julgamento da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4.163, o Plenário entendeu, por unanimidade, que a instituição deve ter o poder de decidir se quer ou não firmar convênios e com quem.

Tal liberdade é requisito essencial para que a Defensoria possa exercer sua missão constitucional.

Em seguida, foi a vez das Defensorias do Maranhão e de Minas Gerais terem sua autonomia afirmada por todos os ministros do tribunal.

As Adins 4056 e 3965 impugnavam as legislações estaduais que incluíam as Defensorias na estrutura administrativa dos Estados, subordinando-as aos governadores.

O STF acertou ao entender que tal estrutura engessaria a independência da instituição.

Na semana passada, o STF deliberou a respeito da Defensoria Pública de Santa Catarina, único estado brasileiro em que a instituição ainda não foi criada.

A lei questionada pelas Adins 3.892 e 4.270 determinava que a assistência jurídica gratuita fosse organizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local.

O tribunal estabeleceu o prazo de um ano para que a situação no estado fosse alterada.

Passado esse período, a legislação deve perder a eficácia, o que na prática significa que o STF determinou a criação da Defensoria estadual.

Há ainda mais uma ação relevante a ser julgada pelo tribunal.

De relatoria do Ministro Gilmar Mendes, a Adin 4.608 foi proposta pelo Partido Social Liberal contra previsão legal que determina que o Ouvidor-Geral da Defensoria Pública seja cidadão não integrante da carreira.

Conectas Direitos Humanos e Instituo Pro Bono requereram ingresso como amicus curiae nesse caso, sustentando a tese de que a exigência de que o Ouvidor-Geral seja alguém estranho à carreira é o único desenho possível para se garantir que a Ouvidoria cumpra sua dupla função de exercer o controle interno da qualidade do serviço prestado pela Defensoria e de representar um canal de interlocução com a sociedade civil.

O fortalecimento da Defensoria Pública no cenário atual é imprescindível.

Segundo o Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil, de 2009, existem em média 32.000 potenciais beneficiários do serviço para cada defensor.

A relação é assustadora e certamente compromete o direito de defesa de uma parcela importante da população.

Ficou evidenciado nos três julgamentos que o STF, através de seus ministros, tem uma preocupação enorme com esse tema.

Ao proclamar o seu voto, na Adin 4.163, o ministro Gilmar Mendes foi incisivo em afirmar que, sem o fortalecimento e aprimoramento da advocacia pro bono e de interesse público, realizada por advogados simpáticos a esse ideal, não conseguiremos construir uma democracia plena e efetiva em relação àqueles que não podem custear um advogado e necessitam de assistência jurídica de qualidade.

O recado foi bem encaminhado para aqueles que insistem em manter o monopólio da pobreza. 

Marcos Fuchs/Flávia Annenberg/Última Instância/JE

acesso, justiça, STF, instituição, assistência, gratuito, serviço, Defensoria Pública

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens