Segunda-Feira 17/06/2024 09:16

Justiça determina revisão de benefícios do INSS e pode favorecer 600 mil contribuintes

Brasil - Ações Judiciais - Revisão de Benefícios de 29/11/1999 e 08/2009

A Justiça Federal concedeu liminar determinando que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) revise os benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensões por morte concedidas entre 29 de novembro de 1999 e agosto de 2009.

A decisão é da juíza federal Kátia Lazarano Roncada, da 2ª Vara Federal Previdenciária de São Paulo, e pode beneficiar 600 mil pessoas, mas é passível de recurso.

A liminar fixa um prazo de 90 dias para que o INSS ponha em prática os novos valores, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Não há necessidade de que o cidadão se dirija a uma agência da autarquia, pois a Justiça determinou que a revisão deve ser objeto de um ofício do INSS.

A ação civil pública foi movida em conjunto pelo MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo) e pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical.

Em novembro de 1999, a publicação da Lei 9.876/99 determinou que a concessão dos benefícios deveria ser calculada tendo por base apenas os 80% dos maiores salários da contribuição, garantindo maiores benefícios aos servidores.

Entretanto, o INSS cometeu um erro de cálculo e levou em conta 100% dos valores, alterando o valor final a ser recebido por cerca de 600 mil segurados.

6 mil ações ajuizadas

Em abril de 2010, o INSS já havia reconhecido formalmente o erro e editou uma circular na qual orientou suas agências a realizar a revisão dos benefícios.

O novo cálculo, entretanto, só foi oficialmente instituído pelo Decreto 6.939, de agosto de 2009.

O problema é que a autarquia só aceita rever os valores se houver pedido formal do contribuinte.

“Os sistemas de benefícios foram implementados para permitir a revisão dos benefícios mediante requerimento do interessado ou quando for processada revisão do benefício por qualquer outro motivo”, informou o INSS ao MPF-SP.

“A postura assumida pelo INSS traz consequências perversas”, rebate o procurador Jefferson Aparecido Dias, um dos autores da ação proposta no último dia 22 de março. “A maior parte dos segurados são incapazes física ou mentalmente. Exigir que essas pessoas, em situação de vulnerabilidade, compareçam às agências para solicitar a revisão mostra-se desarrazoado, desproporcional e atentatório à boa-fé”, continuou.

Os beneficiados que não conseguem a revisão administrativamente estão recorrendo à Justiça Federal. Apenas no Juizado Especial Federal de São Paulo, foram distribuídos 1.295 processos contra o INSS, entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012. “No total, são 6.650 ações”, completa o procurador.

A juíza federal que concedeu a liminar ressaltou que deve-se ter em mente que, na maioria dos casos, o segurado tem pouco conhecimento dos seus direitos ou tem, até, dificuldades físicas para buscar fazê-lo valer.

Na sentença, a juíza Kátia Roncada afirma que, se o INSS já reconheceu o direito à revisão, é dever da autarquia “corrigir a ilegalidade que vinha sendo praticada para todos que sofreram seus efeitos”.

Número do processo: ACP 0002320-59.2012.4.03.6183

Anexos

Íntegra da decisão da 2ª Vara Previdenciária da Justiça Federal em São Paulo - (1199.14 Kb)

Redação/Última Instância/DF

Justiça Federal, liminar, INSS, revisão, benefícios, auxílio-doença, pensões por morte

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens