Terça-Feira 02/09/2025 05:06

Só para seus olhos: A carreira de Delegado da Polícia Federal

Brasil - Segurança Pública - Policiais federais

Imagem: estadao.com

Da janela de um monomotor sobrevoando o litoral da Bahia, o delegado da PF Amaury Portugal podia ver num pasto os destroços de outro avião.

Raiava o começo da manhã, e sua missão era chegar a um porto a tempo de impedir que traficantes zarpassem com um navio carregado de minério.

Amaury viajava com a ajuda de um piloto civil, sem plano de voo, radar ou aparelhos de bordo - muito menos paraquedas.


Na madrugada de 8 de julho de 2008, policiais federais em quatro capitais brasileiras abriram envelopes contendo mandados de prisão, decisões judiciais, fotos dos alvos, mapas, pontos de referência, potenciais perigos e até os hospitais mais próximos.

Entre os 24 presos na Operação Satiagraha estavam o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Quem redigiu o conteúdo dos envelopes foi o chefe da operação, Protógenes Queiroz.


Entre Guaíra e Foz do Iguaçu (PR), o professor do cursinho LFG Marcelo Borsio, também delegado da PF, fez em um ônibus com equipamentos de circo a primeira metade da maior apreensão de maconha na história da região.

As outras 3 toneladas estavam debaixo de uma lona preta no meio da mata.

De roupa camuflada e botas, a equipe se embrenhou mata adentro, levando a droga para a delegacia em carrinhos de pedreiro.

Ainda neste semestre, a PF deve lançar o edital do próximo concurso para delegado, com 150 vagas (inscrições para agente federal e papiloscopista estão abertas até 3 de abril).

Se tem a estabilidade e o bom salário inicial do serviço público, está longe de ser uma carreira sem adrenalina.

Uma das exigências é ser bacharel em Direito, mas há quem ache pouco. Marcos Leôncio Ribeiro, diretor de Comunicação da Associação Nacional dos Delegados da PF (ADPF), diz esperar que o edital inclua prova de títulos, exame oral e uma maior cobrança de conhecimentos jurídicos. “É um pedido da categoria ao governo. Isso nos aproximaria de carreiras como as de defensor, promotor, juiz.”

O professor Borsio, aprovado no último concurso para delegado da PF, em 2004, recomenda muito preparo físico. Na prova masculina daquele ano, a pontuação máxima em corrida exigia 2,6 km em 12 minutos. Outra dica de Borsio é estudar a jurisprudência do STJ e do STF, especialmente as decisões recentes.

Quem passa no concurso ingressa na Academia Nacional de Polícia, em Brasília, para um curso de formação de quatro meses. É raro um aluno ser reprovado nessa fase, mas, ao contrário do que ocorre com diplomatas, o ingresso na carreira só se dá depois do fim do curso. Lá ele vai aprender a manusear diferentes tipos de armas, como o fuzil M16, mas sairá proficiente mesmo no uso da pistola Glock 9mm. Além de aulas de defesa pessoal e educação física, o futuro delegado aprende a usar outras ferramentas de trabalho, como instaurar inquéritos, indiciar pessoas e pedir a juízes informações protegidas por sigilo, prisão domiciliar ou recolhimento de passaporte.

“Tem que ter muito equilíbrio emocional e ler muito Sun Tzu (autor do livro ‘A Arte da Guerra’)”, conta o hoje deputado Protógenes (PCdoB-SP). “Quem trilha a carreira da inteligência, do segredo, pode derrubar um ministro, um presidente do Congresso, pode criar um caos muito grande.”

A carreira tem quatro degraus (veja infográfico acima). O consenso é que os próximos calouros irão para postos de fronteira, enquanto os mais experientes disputam as cidades grandes - exceto São Paulo, onde a carga de trabalho é imensa, e Brasília, uma cidade cara onde só os poucos cargos muito altos são interessantes.

Mesmo após a aposentadoria, o espírito de aventura da carreira permanece. Amaury Portugal hoje preside o Sindicato dos Delegados da PF de São Paulo. O toque de seu celular é a música-tema de James Bond.

estadao.com/estadao.com/KF

policiais federais, capitais brasileiras, mandados de prisão, adrenalina, aventura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens