Segunda-Feira 17/06/2024 13:54

Governo lança “Vozes” do artesanato e homenageia artesãos sul-mato-grossenses

Estado - Educação e Cultura - Lançamento de Projetos

Foto: Divulgação

Dando sequência à série de livros “Vozes”, que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense, o governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança no próximo dia 23 de março (sexta-feira) o livro Vozes do Artesanato. O evento acontece no auditório da Governadoria, às 8h30 e integra a programação oficial da Semana do Artesão. A solenidade terá as presenças do governador André Puccinelli e do presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Vozes do Artesanato é o terceiro livro da série publicada pela Fundação de Cultura, que nas anteriores tratou da dança e do teatro, e tem registro na Biblioteca Nacional. Neste volume, o foco é o artesanato de Mato Grosso do Sul, representado por 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas.

A obra contou com uma rede de colaboradores de todo o Estado, incluindo jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, designers, entre outros, sendo de grande relevância para a cultura sul-mato-grossense. A tiragem inicial é de dois mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas e embaixadas brasileiras no exterior.

Produção e difusão do saber cultural

O presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, ressalta que o conceito do livro é homenagear todos os artesãos de Mato Grosso do Sul, responsáveis por uma produção expressiva e pujante da economia da cultura, fonte de sobrevivência de inúmeras famílias e que cada vez mais ultrapassa as fronteiras do Estado.

“É uma forma de registro de nossa cultura, destacando as suas trajetórias, as singularidades de seus trabalhos, a contribuição prestada ao aprimoramento técnico do artesanato do Estado de Mato Grosso do Sul, e ao mesmo tempo, reconhecendo o papel dessas personalidades e homenageando-as”, analisa Calheiros.

O governador André Puccinelli destaca que a publicação vai além de seu papel social como instrumento de conhecimento. “Esta obra se insere nas publicações oficiais que documentam a cultura sul-mato-grossense, oportunizando ao cidadão a informação e a compreensão das manifestações culturais do nosso Estado. Democratiza-se assim o acesso a informações, não raro inéditas no registro escrito, em especial no caso do Artesanato. É uma nova peça na política governamental de produzir e difundir o saber cultural, aliado à desafiadora busca pela formação de leitores em nossas cidades.”

A Semana

A gerente de Atividades Artesanais da FCMS, Arlene Vilela, lembra o fato de o dia 19 de março ser o Dia de São José, protetor dos artesãos: “Toda profissão tem o seu dia, então desta vez organizamos a Semana do Artesão, como forma de celebração ao trabalho desses que expressam seus sentimentos através da arte. O livro é um registro de suma importância, pois faz um resgate dos pioneiros do artesanato do Estado”.

O organizador do livro, Fabio Pellegrini, destaca que a obra conta com vários autores e fotógrafos, alguns iniciantes, outros já de renome: “Foi uma experiência gratificante, pois pudemos contar com mais de 60 pessoas envolvidas, as quais colaboraram voluntariamente em prol desses artistas natos. É um orgulho para todos nós deixarmos esta obra de grande relevância para a cultura sul-mato-grossense. Mais que isso, tivemos a grata oportunidade de sermos recebidos por eles e termos a missão de compartilhar suas trajetórias de vida, cada um da sua forma”, diz Pellegrini.

Serviço

Lançamento do livro Vozes do Artesanato

Data: 23 de março de 2012 (sexta-feira)

Horário: 8h30

Local: Auditório da Governadoria

Ficha Técnica do livro Vozes do Artesanato

Organização: Fabio Pellegrini

Consultoria técnica: Marília Leite e Moema Vilela

Projeto gráfico: Desirée Melo

Entrevistas e redação:

Aline Kraemer; Ana Flávia Dorsa; Anahi Zurutuza; Andriolli Costa; Célia Adriana Nazarko; Dirceu Mauricio Van Lonkhuizen; Eduardo Romero; Fabio Pellegrini; Gisele Colombo; Jean Fernandes; Jefferson Benício; Josiane Gaboardi; Kátia Kuratone; Lívia Gaertner; Lu Tanno; Marcio Breda; Maria Christina de Lima Félix Santos; Marlei Sigrist; Melly Sena; Milena Crestani; Mônica Fonseca; Naiane Mesquita; Neusa Narico Arashiro; Nicanor Coelho; Oscar Rocha; Patrícia Cerqueira Caldas; Patrícia Zerlotti; Ricardo Pieretti Câmara; Rodrigo Ostemberg; Rodrigo Teixeira; Rogério Valdez; Victor Currales.

Fotografias:

Alexssandro Loyola; Álvaro Resende; Ana Flávia Dorsa; Andriolli Costa; Célia Adriana Nazarko; Claudionor Silva; Daniel Reino; Dilermano Alves; Fabio Pellegrini; Jean Fernandes; João Benevenuto; Juvenal da Silva; Lívia Gaertner; Luis Duarte; Luis Fernando Anguita; Luiz Carlos da Silva; Nicanor Coelho; Odenir Xavier; Paulo César Ramos; Rachid Waqued; Roberto Higa; Rodrigo Maia; Rodrigo Ostemberg; Sergio Azevedo; Victor Currales; Wagner Guimarães.

Noticias MS / M.V

MS, Governo do Estado, Lançamento, Projeto Vozes, Artesanato

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens