Domingo 16/06/2024 13:36

Governador defende adequação no código florestal para MS não perder terras cultivadas

Ações Públicas - Feira Agronegócios / Exporã - 2012

Foto: Edemir Rodrigues

A 38ª Exposição Agropecuária de Ponta Porã começou neste sábado (17), festejada como a edição comemorativa do centenário do município (em julho deste ano).

A feira marca também o momento de tranquilidade de produtores e autoridades com o controle sobre a sanidade animal, após o susto provocado pelo surgimento de caso de febre aftosa no vizinho Paraguai no ano passado.

Na cerimônia de abertura oficial, o governador André Puccinelli, ruralistas e parlamentares alternaram discursos otimistas quanto ao bom trabalho que está sendo feito em relação à sanidade e a preocupação com o novo código florestal.

Ao lado do senador Waldemir Moka e do deputado federal Reinaldo Azambuja, André destacou a necessidade de união e mobilização no Congresso Nacional para impedir perdas na agropecuária. De acordo com o governador, há o risco de comprometimento de mais de 12 milhões de hectares de terras cultivadas em todo o País, inclusive em Mato Grosso do Sul.

“A pecuária tem hoje 200 milhões de hectares, a agricultura tem 60 milhões. Se o artigo 62 [do novo Código Florestal] não for alterado vão tirar da produção quase doze milhões de hectares. Do nosso Mato Grosso do Sul, 353 mil hectares”, afirmou André.

O questionamento sobre o texto do artigo 62 do Código [que trata do reflorestamento em margens de rios] é por considerar que ele vai criminalizar de forma generalizada mesmo aqueles que já têm a propriedade consolidada há muito tempo. Na avaliação das lideranças sul-mato-grossenses, o produtor não pode ser penalizado – e nem o estado ou País perderem terras produtoras – por ocupações que antigamente não eram ilegais e eram até estimuladas pelo governo central para a interiorização do Brasil.

Puccinelli defendeu a paz e a segurança jurídica no campo, afirmando que é possível a convivência entre produtores e indígenas. Ele pediu mais participação do governo federal para melhorar as condições dos índios nas terras já demarcadas em vez da simples expansão de novas áreas, e condenou com veemência invasões e outras ações ilegais na disputa por terras.

Sanidade

Na 38ª Exporã, os pecuaristas comemoram a liberação da fronteira da pecha de “zona de alta vigilância”, ocorrida há um ano com o reconhecimento da região como livre de aftosa com vacinação.

Foto: Edemir Rodrigues (Governador, prefeito Flávio Kayatt e ruralistas visitam instalações da Exporã)

Também demonstram confiança na atuação dos órgãos federais e estaduais, juntamente com os produtores, para impedir ameaça do foco ocorrido recentemente no Paraguai. “Comemoramos este ano de modo diferente da época da ZAV, por estar livre da febre aftosa. Apesar de a situação que ocorreu no Paraguai nos deixar tristes, temos a certeza do trabalho dos produtores e autoridades de lá para coibir esse problema”, disse o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Jean Pierre Paes Martins.

Em entrevista, o governador avaliou que a realização da edição 2012 da Exporã prova que o Estado investe em sanidade animal como uma de suas grandes prioridades e que o setor rural da produção de carne - a bovinocultura, suinocultura, avicultura - é importante para sustentar o pilar econômico-financeiro de Mato Grosso do Sul. “E nós determinamos à secretária de Produção [Tereza Cristina Dias] que todos os esforços de recursos humanos e financeiros, em parceria com os municípios e o governo federal fossem feitos para que a aftosa possa ser erradicada num futuro próximo”, reafirmou o governador André Puccinelli.

A Exporã 2012 terá nove dias de programação. Ao lado do prefeito Flávio Kayatt e a diretoria do Sindicato Rural, o governador visitou algumas instalações e descerrou a placa comemorativa da edição em homenagem ao ano do centenário de Ponta Porã.  

Noticias MS / Plantão MShoje.com

Ponta Porã-MS, Feira Agronegócios, Exporã - 2012, governador Andre, Flávio Kayatt

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens