Quinta-Feira 04/09/2025 13:55

MP determina obrigações aos municípios, mas não define fonte de recursos

Brasil - Ação Legislativa - Projeto de Lei de Conversão 4/2012

Imagem: coroado.com.br

A Medida Provisória 547/2011 chega ao Senado Federal na forma de Projeto de Lei de Conversão (PLV) 4/2012 e tranca a pauta de votações da Casa.

Aprovada na última terça-feira, 6 de março, pelos deputados, a MP atribui 16 obrigações aos Municípios relacionados à prevenção e atendimento às vítimas de desastres naturais e calamidades públicas.

A MP do governo federal enviada ao Congresso institui a Política Nacional de Proteção à Defesa Civil e tem validade até o dia 21 de março.

Por isso, tramita em urgência no Senado.

O texto original da MP passou por alterações na Câmara e assim foi convertida ao PLV, que tem como relator o senador Casildo Maldaner (SC).

O texto inicial apenas permitia a criação do Sistema de Informações e Monitoramento de Desastres. Segundo a MP original, o governo federal criaria um cadastro nacional de Municípios com áreas sujeitas a escorregamentos de grande impacto e outros processos geológicos.

Porém, o texto final da Câmara, que teve como relator o pelo deputado Glauber Braga (RJ), determina funções a União, Estados e Municípios.

O descumprimento estará sujeito à penalidades, como de improbidade administrativa.

Entre as 16 atribuições municipais estão:

  • a realização regular de exercícios simulados;
  • vistoria a edificações e áreas de risco;
  • intervenção preventiva;
  • informar a população a respeito das áreas de risco e ocorrência de eventos extremos;
  • promover a coleta, a distribuição e o controle de suprimentos em situações de desastre e
  • adotar solução de moradia temporária para as famílias atingidas.

Como boa parte das leis avaliadas e aprovadas pelos congressistas, esta Medida Provisória não define de onde sairão os recursos para que os Entes Federados cumpram a determinação.

Procurado pela Agência CNM, o relator da MP, deputado Glauber Braga (RJ), assegura que o financiamento será previsto no Orçamento Geral da União e mesmo que haja cortes, como ocorreu no início deste ano, isto não implicará neste setor, pois eles são recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Braga explicou que apesar dos esforços, a criação de um fundo para prevenir desastres não foi aprovada.

O deputado reconhece que o texto pode ser modificado pelos senadores.

“Nós fizemos o máximo possível. Os colegas deputados manifestaram preocupação com a fonte de recursos, mas nós avançamos tudo que podíamos”, alega.

Apesar do interesse defendido por Glauber Braga, o texto foi aprovado e levado ao Senado sem a definição de um fundo financiador.

Papel dos Estados e da União

De acordo com a MP, para evitar desastres e a perda de vidas humanas, os Estados deverão realizar estudos para identificar ameaças e vulnerabilidades e apoiar os Municípios no levantamento de áreas de risco e na elaboração dos planos de contingência.

À União, caberá incentivar estudos e pesquisas sobre desastres, além de apoiar a comunidade docente no desenvolvimento de material didático-pedagógico relacionado à prevenção de desastres.

A MP deixa claro que os recursos da Defesa Civil serão destinados aos Estados e Municípios após a apresentação, em no máximo 90 dias, de um plano de trabalho ao órgão central do sistema.

No que compete aos recursos humanos, a Medida prevê o treinamento de reservistas que prestam serviço militar alternativo para atuar em áreas atingidas por desastres em Situação de Emergência e Estado de Calamidade.

Plano Diretor

Os entes inseridos no Cadastro Nacional de Municípios e que devem elaborar um plano diretor terão de atender às novas exigências previstas na MP 547/2011.

Entre elas, os parâmetros de parcelamento e uso do solo; mapeamento de áreas de risco; medidas de drenagem urbana necessárias à prevenção e à redução de impactos de desastres e diretrizes para a regularização fundiária de assentamentos urbanos irregulares.

Aqueles municípios que não tinham a obrigação de elaborar o plano devem fazê-lo no prazo de cinco anos e enviá-lo à Câmara Municipal, adequando-se às novas regras.

Nesses Municípios, a aprovação de projeto de parcelamento ou de loteamento do solo será vinculada ao atendimento dos requisitos da carta geotécnica de aptidão à urbanização.

Essa carta é um estudo que determina se a região pode ser urbanizada.

A MP manteve a proibição de conceder licença ou alvará de construção em áreas de risco indicadas como não edificáveis no plano diretor do Município.

Agência CNM/Assomasul/DF

Medida Provisória 547/2011, Senado, Projeto de Lei de Conversão, tranca pauta

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens