Quinta-Feira 04/09/2025 19:23

Projeto Bom de Bola, Bom na Escola completa dois anos e deve atender mais sete municípios

Estado - Educação - Projeto Esportivos e Educacionais

Foto: Divulgação

O projeto "Bom de Bola, Bom na Escola" da Polícia Militar (PM) completa dois anos de existência. Ao longo deste período já atendeu diversos adolescentes de 12 a 17 anos aproximando a polícia da comunidade, da escola e da família. O objetivo é levar mais do que a prática do futebol, aulas de cidadania, Ressaltando a importância dos estudos e da família, bem como ações contra violência e drogas.

Juntos, pais e professores incentivam os participantes dos projetos na prática esportiva e na conquista de boas notas. “A cada dois meses realizamos reuniões com pais, professores e diretores das escolas em que o projeto funciona, com intuito de saber como está o desempenho escolar dos alunos, bem como orientar a escola e os responsáveis pelos adolescentes”, explica o coordenador estadual do projeto, major Juracy Pereira da Paz.

O projeto com aulas teóricas, que abrangem 12 disciplinas e aulas práticas é realizado duas vezes por semana no período em que os alunos não estão em sala de aula. “O futebol é o grande atrativo para os alunos e nas aulas procuramos repassar conceitos de cidadania, noções de disciplina e higiene pessoal e ainda abordar assuntos como o perigo das drogas e a violência. Procuramos também debater o Estatuto da Criança e do Adolescente e medidas para prevenir o bullying escolar”, comenta o major.

Com o Bom de Bola, Bom na Escola, a filosofia do policiamento comunitário se fortalece e aproxima o policial da comunidade. Atualmente, os batalhões da PM da Capital vêm utilizando os procedimentos comunitários conquistando a confiança das comunidades gradativamente.

“Conseguimos aproximar a Polícia Militar da comunidade, além de vincular junto aos adolescentes e no núcleo familiar a figura da polícia como uma mão amiga para auxiliar a comunidade. Pudemos perceber uma grande mudança no comportamento dos adolescentes. Eles estão mais responsáveis, mais participativos e mais próximos de suas famílias”, enfatiza o major Pereira.

Projeto

O projeto Bom de Bola, Bom na Escola teve início em abril de 2010 pelo 9° Batalhão da Polícia Militar (BPM). Hoje, integram as ações uma pedagoga disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação - que avalia a parte pedagógica das aulas teóricas ministradas aos adolescentes - e dois policiais, sendo um profissional de educação física e outro ex-jogador de futebol profissional. Em média cerca de 50 jovens participam do projeto realizado pelo 1º, 9º e 10º BPM e também o Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) da Polícia Militar.

Atualmente quatro municípios já contam com as ações realizadas pelo Bom de Bola. Em Campo Grande o projeto já acontece no polo esportivo da Vila Nasser, na Escola Ada Teixeira (no bairro Campo Belo) e nas Bases Comunitárias do Coophavila II, União e Jardim Colorado, no Parque das Águas. Já no interior o projeto está em andamento nos municípios de Aquidauana, Jardim e Pedro Gomes.

Uma nova fase de implantação está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. Os municípios de Corumbá, Ponta Porã, Dourados, Fátima do Sul, Sete Quedas, Iguatemi, Nioaque serão os próximos a receber o projeto.

Critérios de seleção

Para participar do Bom de Bola, Bom na Escola, o adolescente deve ter entre 12 a 17 anos, estar matriculado e frequentando uma escola pública e ter interesse pelo esporte. O pai ou responsável precisa autorizar a participação do aluno, comprometendo-se em auxiliar o estudante no desempenho na escola. “No início não fazemos a exigência e nem vinculamos a participação do adolescente a boas notas, mas no decorrer do projeto ele deve melhorar seu desempenho escolar”, enfatiza o coordenador.

 

 

Noticias MS / M.V

Estado, MS, Projeto Bom de bola, Bom de Escola, Esporte, Educação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens