Quinta-Feira 04/09/2025 10:23

Extravios representam maior índice de registros da Delegacia Virtual

Estado - Segurança Pública - Registro de Ocorrências da Delegacia Virtual

Foto: Kayke Niz

O balanço das atividades do mês de fevereiro das ocorrências feitas através da Delegacia Virtual (Devir) mostra que a maior procura é para o registro de extravios, com 2.258 ocorrências, (95%). Os dados mostram ainda 129 casos de furto simples e um desaparecimento, totalizando 2.387 ocorrências.

Segundo o investigador Adilson Costa, supervisor da Delegacia Virtual, todos os meses o extravio ocupa os maiores índices de registro desde que a Devir foi criada, em janeiro de 2006, e a maioria dos casos são extravios de documentos públicos particulares e celulares.

Os levantamentos apontam que os boletins de ocorrências nos casos de extravio de documentos públicos particulares (identidade, CNH, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Cartão de plano de Saúde, entre outros) chegam a 93%. Já o de extravio de celulares registram apenas 7% das ocorrências.

No caso de furto simples estes números se invertem. Os furtos de celulares chegam a 60% e os de documentos pessoais ficam em 40%. “Existe um interesse financeiro muito grande na comercialização destes aparelhos e até mesmo de seus componentes como carcaças e baterias”, justifica o investigador.

Para o registro de extravio ou furto de celular é importante observar algumas informações necessárias na hora de fazer o boletim de ocorrência. “Nestes casos é obrigatório saber a marca e o modelo do aparelho, além do número de série e do Identificador Internacional de Equipamento Móvel (Imei), que podem ser encontrados na nota fiscal ou informados através do atendimento ao consumidor da operadora”, completa Adilson.

Alerta

O cidadão que perdeu ou extraviou qualquer documento pessoal deve imediatamente registrar o boletim de ocorrência de acordo com o responsável pela Delegacia Virtual. Adilson lembra que os constrangimentos futuros e uso indevido da documentação podem ser evitados com o registro da ocorrência. “Os documentos furtados ou extraviados podem ser mal utilizados no comércio local, vendidos a quadrilhas especializadas em aplicar golpes em lojas. Eles realizam compras e até adquirem dívidas no nome da pessoa, que elas próprias não fizeram. Fazem isso apenas alterando a foto da pessoa no documento”, ressalta o investigador.

Segundo Adilson é importante lembrar que a Delegacia Virtual é uma ferramenta de auxilio e rapidez a serviço da população que proporciona acesso à Polícia Civil, que pode realizar seus registros sem sair de casa. Entretanto é importante ressaltar que a Delegacia Virtual não substitui as delegacias físicas. “A Delegacia Virtual não veio pra substituir as delegacias físicas e sim para contribuir e agilizar os atendimentos. A ocorrência pode ser registrada em qualquer uma das 126 delegacias de polícia do Estado”.

Delegacia Virtual

O cidadão pode registrar através da Delegacia Virtual (Devir) casos de furtos simples, de objetos de pequeno valor, extravio de documentos e desaparecimento de pessoas. Os boletins de ocorrências, que são gratuitos, são válidos em todo território nacional, podem ser feitos pelo site da Polícia Civil (www.pc.ms.gov.br).  

Noticias MS / M.V

Estado, MS, Segurança, Registro de Ocorrências, Delegacia Virtual, Extravios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens