Quinta-Feira 04/09/2025 15:58

Índice de Expectativas das Famílias registra queda em fevereiro

Brasil - Economia - Expectativa das famílias brasileiras

O otimismo das famílias brasileiras em relação à economia brasileira diminuiu em fevereiro, segundo levantamento divulgado hoje (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Índice de Expectativas das Famílias (IEF), medido mensalmente pela instituição, ficou em 67,2 pontos, depois de registrar 69 pontos em janeiro. Em fevereiro de 2011, o IEF havia atingido 65,3 pontos.

O índice varia de 0 a 100 pontos, sendo que, quanto mais alta a pontuação, maior o otimismo. A pesquisa é realizada em 3.810 domicílios, em 214 municípios, abrangendo todas as unidades da Federação.

Os resultados regionais, no entanto, revelam discrepâncias. Nas regiões Sudeste (de 68,5 para 68,8 pontos) e Norte (de 62,1 para 62,9 pontos) houve aumento no otimismo das famílias; enquanto o Centro-Oeste (de 84,8 para 73,3 pontos), Nordeste (de 66,7 para 63,9 pontos) e Sul (de 71 para 66,6 pontos) apresentaram diminuição.

De acordo com o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, ainda não é possível avaliar se o resultado de fevereiro representa um movimento sazonal, em consequência de uma acomodação nas expectativas das famílias, ou se o grau de otimismo iniciou uma nova fase de retração.

“Não sabemos avaliar se é apenas uma acomodação na expectativa ou se reflete uma mudança mais ampla que levaria às famílias a ter menor expectativa em relação às suas compras, à sua avaliação orçamentária. Somente nos próximos meses será possível fazer uma avaliação mais precisa”, destacou, acrescentando que “de todo modo, as expectativas ainda são consideráveis”.

Ele lembrou que a alta no otimismo observada no final do ano passado foi puxada por medidas implementadas pelo governo, como o pacote de desoneração fiscal, a redução das taxas de juros, além do anúncio de correção no salário mínimo. Segundo Pochmann, no entanto, essas medidas já não estão sendo suficientes para elevar as decisões de gastos das famílias neste início de ano.

“O comportamento das famílias para ser mais ativo no comportamento geral do país dependerá de novidades. Aquelas decisões tomadas até agora foram suficientes para manter o ciclo de expansão das expectativas no ano passado, mas aparentemente não são mais suficientes para manter a expectativa de elevação nas decisões de gastos das famílias”, disse

O presidente do Ipea ressaltou, ainda, que continua diminuindo o número de famílias endividadas. Segundo o levantamento, 56,4% dos entrevistados informaram não ter dívidas, contra 57,1% no mês anterior. Além disso, embora em queda, ainda é grande o percentual de famílias que consideram o momento atual favorável à compra de bens de consumo duráveis. Em fevereiro, 58,6% dos entrevistados fizeram essa avaliação, contra 64,4% em janeiro.

De acordo com Pochmann, a segurança no mercado de trabalho pode ser considerada a “peça-chave” para entender o otimismo das famílias. “Grande parte dos ocupados entende que há segurança em suas colocações, embora elas não ofereçam ascensão profissional e salarial.”

Segundo o levantamento, 78,6% das famílias disseram ter boas expectativas sobre a segurança do responsável pelo domicílio no emprego; e 75,8% delas fizeram a mesma declaração em relação à segurança no emprego dos demais membros da família.

Agência Brasil/M.V

Brasil, Economia, Expectativa das Famílias Brasileiras, Queda

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens