Sexta-Feira 05/09/2025 00:48

Mulheres já são maioria entre empreendedoras apoiadas pelo Banco da Gente em MS

Estado - Empreendedorismo - Microcrédito

(Foto: Divulgação)

Mulheres estão indo à luta em Mato Grosso do Sul para tornar realidade o desejo de ter um negócio próprio. O crescimento do empreendedorismo entre o público feminino é uma realidade incontestável para o Banco da Gente, instituição financeira de microcrédito ligada ao Governo do Estado que oferece empréstimo em condições facilitadas para quem muitas vezes não consegue acesso nos bancos tradicionais.

As oportunidades são as mesmas para homens e mulheres, mas são ‘elas’ que nos últimos anos mais têm feito uso das linhas de crédito. ‘Há cinco anos as mulheres eram 20% da nossa clientela; hoje representam mais de 50%, e a tendência é aumentar’, revela o diretor-geral do Banco da Gente, Márcio Laabs.

O empreendedorismo feminino crescente percebido pelo Banco é confirmado pelo Sebrae MS, que acaba de divulgar uma pesquisa mostrando que a cada ano surgem mais empresas comandadas por mulheres em vários setores. Segundo o levantamento, dos empreendedores por oportunidade – aqueles que enxergaram uma chance de melhoria na vida profissional e não somente a necessidade - 53% são mulheres e 46%, homens.

Onde chegar, como chegar

O fato de mais mulheres estarem apostando na ideia de um negócio próprio não é a única boa notícia. O melhor é que elas estão se preparando profissionalmente para conseguir levar adiante o empreendimento sonhado. ‘Normalmente as mulheres se preparam mais que os homens. Elas vão, fazem treinamentos, participam mesmo dos cursos, se preocupam com a qualificação’, elogia Laabs.

O comércio e, principalmente, os serviços são setores em que as novas empreendedoras estão apostando.

Um exemplo? Partindo do conhecimento prático em cortar cabelo, fazer as unhas, depilar, massagear, muitas estão deixando de ser empregadas para poder estampar com orgulho na fachada o nome de um salão de beleza próprio – este é um ramo entre os que mais crescem.

No Bosque da Esperança, região Norte da Capital, o ‘Beleza Natural – Moda e Beleza’ atrai clientes do entorno e de outros cantos da cidade. ‘Minha maior propaganda hoje é o ‘boca a boca’. Vem gente de tudo quanto é bairro. Tem gente simples aqui da região, e tem mulheres de melhor poder aquisitivo que vêm de longe pra ser atendida. O atendimento é igual para todas e o preço é justo’, orgulha-se Adriana de Oliveira Matias. Com recursos emprestados do Banco da Gente ela começou com o salão há três anos, e há seis meses agregou uma loja ao negócio, vendendo roupas e bolsas.

O trabalho é puxado e exige dedicação integral, mesmo para quem tem dois filhos e mais um a caminho. Mas a mulher de 33 anos que veio de Aral Moreira para Campo Grande em busca de vida melhor diz que a força de vontade é sua maior qualidade. Adriana deixou para trás os trabalhos escassos e temporários onde não conseguia ganhar salário mínimo e, na Capital, foi doméstica, diarista, vendedora e cobradora de ônibus intermunicipal antes de apostar no negócio próprio.

Além da disposição, ela faz questão de lembrar o valioso suporte da família para manter as coisas funcionando. A irmã é parceira integral em todo no atendimento à clientela; a mãe, indispensável na decoração e todo o cuidado visual do lugar; nas mãos do pai Adriana deixa os serviços de reparos e consertos de qualquer coisa que estrague.  ’Tenho que dizer: se não fossem eles dando força, ficaria difícil’.

À dedicação própria e da família, Adriana juntou aquele ingrediente importante destacado pelo diretor do Banco da Gente: a preparação para empreender. Fez os cursos voltados para o bom nascimento de um negócio e aprendeu sobre fluxo de caixa. Se tudo está valendo a pena? ‘Eu nasci para isso’, ela diz.

Sucesso e desafios

Do outro lado da cidade, no Jardim São Conrado, a Mercearia Silva leva o nome de Cícero Alexandre da Silva, mas poderia se chamar ‘Cavalcante de Lima’, o sobrenome de Francisca, a esposa empreendedora que toca o comércio junto com o marido. O casal se tornou cliente do Banco da Gente na montagem do mercado e agora já está pagando um segundo empréstimo, que serviu para melhorar gôndolas, prateleiras e trocar o velho balcão.

‘O que eu acho que foi mais importante para a gente conseguir montar o negócio foi a determinação e o carinho pelo trabalho’, resume a comerciante, de 49 anos. Determinação que Francisca demonstrava bem antes, quando por muito tempo trabalhou com a confecção de tapetes artesanais, que vendia de porta em porta.

O cuidado em se adequar ao interesse dos clientes também é ingrediente importante. Só ela e o marido tocam o negócio, e mesmo assim optaram por um ritmo puxado de trabalho, sem intervalo, de segunda a sábado. ‘A gente abre das 7 horas até às oito da noite. Decidimos não fechar na hora do almoço porque tem muita gente que precisa comprar alguma coisa bem nessa hora. E vamos até às oito pra atender quem chega do trabalho’.

Mãe de três filhas, Francisca diz que seu maior desejo para as mulheres é que elas tenham mais oportunidades. Pensando principalmente nas filhas, a comerciante lamenta que ainda faltem oportunidades no mercado de trabalho convencional mesmo para jovens que se esforçaram para concluir a faculdade. ‘Acho que ainda tem, sim, um pouco de discriminação. Muitas vezes as pessoas acham que a mulher não tem competência’, lamenta, citando a filha de 24 anos, recém graduada em Administração e Marketing, que está à procura de trabalho.

A jovem é motivo de orgulho. ‘Ela mesma se esforçou, conseguiu bolsa, trabalhou o tempo todo da faculdade praticamente para pagar o estudo’. Otimista, a mãe espera que as barreiras que ainda existem acabem de vez. ‘Como antigamente ainda tinha muito machismo, hoje ainda tem muitos homens que acham que as mulheres querem ser mais que eles, tomar o lugar deles. Mas não é isso. Elas só precisam de mais oportunidade’.

 

Notícias MS/V.H.

Mulheres, Empreendedorismo, Microcrédito, Banco da Gente, Mato Grosso do Sul

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens