Quinta-Feira 04/09/2025 15:56

Software da Sejusp vai mapear crimes e auxiliar policiamento preventivo e investigativo

Estado - Segurança Pública - Tecnologia

 

Foto: Edemir Rodrigues A Segurança pública de Mato Grosso do Sul ganha mais uma ferramenta de trabalho que vai auxiliar no mapeamento da criminalidade da Capital e de outros 11 municípios polos. Sedes das delegacias regionais e ainda batalhões da Polícia Militar terão acesso em tempo real ao programa de georreferenciamento. Este software desenvolvido junto ao banco de dados do Sistema Integrado de Gerenciamento de Gestão Operacional (Sigo) faz o monitoramento digitalizado a partir de ocorrências e denúncias e já está disponibilizado nas unidades.

“Este software está operando desde o ano passado e faz parte do Plano MS Forte de Segurança, instituído pela Sejusp [Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública]. É um programa de redução da criminalidade fundamental para o policiamento preventivo e investigativo”, informou o coordenador de Fiscalização e Controle da Superintendência de Inteligência da Sejusp, investigador Francisco Duarte de Almeida.

Conforme Francisco Duarte, com o georreferenciamento que utiliza a cartografia digitalizada do município será possível o acompanhamento de todos os dados onde está ocorrendo uma análise criminal de uma determinada região. “Há um monitoramento em tempo real das ocorrências, indicando o local, o horário das principais incidências de crimes e inclusive mapeia as atividades com a migração de um local para o outro com a precisão de quase 100%”, explicou.

Para o policiamento investigativo, o coordenador explica ainda que a utilização do software é fundamental já que são fornecidas informações como, por exemplo, se a ocorrência é roubo ou furto, se aconteceu numa residência ou no comércio, ou seja, as principais características do crime em determinada região. “Teremos mais qualidade no serviço, então para a investigação vai trazer informações essenciais para que o inquérito possa ser concluído com precisão”, justificou.

A expectativa é fazer com que os policiais possam utilizar a inteligência artificial para suas atividades, na prevenção ou na repressão dos crimes. A Sejusp já está realizando as capacitações para o uso do georeferenciamento. Hoje (6) cerca de 20 policiais civis e militares de Campo Grande e Coxim realizaram o treinamento.

Conforme o tenente-coronel da Polícia Militar, Ezequiel Martins dos Santos (foto), o trabalho que já vem sendo feito há mais de um ano agora vai efetivamente ser colocado à disposição de todos os batalhões e delegacias. “O tempo de reação da polícia será menor porque vamos trabalhar com a localização geográfica específica de um determinado tipo de ocorrência e a ação. A polícia vai dar resposta mais rápida à sociedade”, afirmou.

Para o investigador de Polícia Civil Éder Luis Flores, será a oportunidade de fazer um levantamento preciso numa determinada área com informações essenciais para a investigação de um crime. “Teremos uma precisão maior sobre as características de cada área, saber, principalmente, no que se refere aos crimes de homicídios, se foi utilizado arma branca ou de fogo, o modus operandi, entre outros levantamentos”, comentou.

A nova ferramenta de trabalho foi anunciada pelo secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, durante reunião de avaliação do Plano MS Segurança, no mês de fevereiro. O secretário explicou na oportunidade que inicialmente a Sejusp fornecia um relatório aos municípios, mas não de forma online. “Esta fase representa um grande avanço e a partir de agora, os comandantes da PM e dos delegados da PC poderão acessar de imediato os dados, e monitorá-los diariamente, possibilitando o planejamento de ações preventivas e repressivas”, disse durante a reunião.

Capacitação

Na capacitação desta terça-feira participaram integrantes dos distritos, delegacias especializadas e dos 1º, 9º e 10º Batalhões da Polícia Militar da Capital. O treinamento também será estendido aos municípios polos. De acordo com a programação, amanhã (7) o encontro será em Dourados e reunirá também policiais das cidades de Ponta Porã, Naviraí, Fátima do Sul e Nova Andradina.

Já na quinta-feira (8) a capacitação será em Três Lagoas com a participação de policiais de Paranaíba. Na sexta-feira (9) a Sejusp realiza treinamento em Aquidauana com a presença de integrantes de Jardim e Corumbá.

Noticias MS / M.V

Estado, MS, Sejusp, Software, Tecnologia, Monitoramento, Crimes

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens