Quarta-Feira 03/09/2025 09:22

Escolha de Giroto define polos da disputa pela prefeitura da Capital

Estado - Política - Eleições Municipais

(Foto: Assessoria)

O anúncio do nome do candidato do PMDB para a eleição em 2012, com a oficialização do deputado federal Edson Giroto, a ser carimbada na segunda-feira, define os rumos da campanha política em Campo Grande. Giroto se juntada aos também deputados federais Vander Loubet (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB), como polos da disputa deste ano pelos maiores grupos políticos.

A aposta no meio político é de outra disputa acirrada entre o PT de Vander, que tem o apoio do Governo Federal, e o PMDB de Giroto, com as bênçãos do governador André Puccinelli (PMDB) e do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB). Este ano, porém, o embate tem uma terceira força, tucana, o que pode mudar uma escrita política que vem desde 1996.

PT e PMDB são rivais históricos na disputa pela prefeitura de Campo Grande desde aquele ano, quando Puccinelli derrotou, por menos de 500 votos de diferença, Zeca do PT. A época a eleição foi contestada e deu início a uma rivalidade que nunca foi cessada entre os dois partidos.

Após a eleição de 1996, Puccinelli e Trad venceram facilmente as eleições seguintes, com candidatura do próprio Vander, que já perdeu a eleição para prefeito para Trad. A justificativa do PT para insistir em Vander é de que a eleição apresenta um novo cenário, sem nomes já consagrados.

O PMDB, por sua vez, tem em Giroto a continuidade do trabalho de Puccinelli e Trad. Giroto e Puccinelli se conheceram em Paraníba no ano de 1988, durante uma edição do governo itinerante na gestão de Marcelo Miranda. Na ocasião, os dois se tornaram grandes amigos, o que resultou no trabalho do deputado na coordenação de campanha de Puccinelli em 1996.

A eleição de Puccinelli, na emblemática disputa com Zeca, levou Giroto à secretária de Obras de Campo Grande por oito anos, na administração de Puccinelli, e dois anos com Trad à frente da Prefeitura. Durante o trabalho, Giroto inaugurou 805 obras, o que diz ter lhe feito conhecer todo o município de Campo Grande.

Disputa entre aliados - Neste ano, um fato novo é o PSDB com candidato próprio. O partido, que sempre esteve ao lado do PMDB no embate com o PT, agora se lança como uma nova via, com a pré-candidatura de Reinaldo Azambuja.

O deputado federal, que já foi prefeito de Maracaju por oito anos, aposta na boa aceitação do partido na Capital e no interesse de quem deseja fugir da tradicional rivalidade entre PT e o PMDB no Estado. Ele tem, ainda, um histórico de ‘bom de voto’. Na eleição para deputado federal, perdeu apenas para Giroto em número de votos.

O fato curioso nesta eleição entre PT, PMDB e PSDB é o fato do trio de pré-candidatos atuarem em Brasília. O trabalho na Câmara Federal, representando a bancada do Estado, aproximou os candidatos, o que pode garantir um debate de ideias, longe das ofensas identificadas em outros debates na Capital e no Estado.

O PPS também ameaça concorrer fora do seu grupo político. O partido aposta na candidatura do vereador Athayde Nery (PPS) para participar do debate e evitar que ‘se repita o que ocorreu na eleição passada, para governador, quando a campanha se concentrou em ataques pessoais e não em projetos’.

Indefinição - A eleição de 2012 também apresenta as candidaturas do deputado estadual Alcides Bernal (PP) e do ex-deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT). Bernal afirma que será candidato e chegou a apresentar um vídeo com o presidente nacional do PP, Francisco Dornelles, dizendo que ele será um bom prefeito.

Porém, o deputado ainda vive em conflito interno com o presidente do PP em Campo Grande, Paulo Matos, que também quer ser candidato e diz que o partido não pode lançar candidatura sem estrutura, mesmo que pesquisas apontem uma alta popularidade. Para justificar o pensamento, Matos diz que pesquisa não ganha eleição. Nos bastidores, o caminho traçado para Bernal é compor chapa com o PMDB, como vice de Giroto, formação que o governador André Puccinelli já disse que pode ser boa.

Dagoberto Nogueira, do PDT, também não tem sua candidatura oficializada. O ex-deputado declarou que deseja ser candidato, mas avalia que o partido não pode lançar candidatura sem estrutura. Para resolver o problema, Dagoberto sugeriu uma pesquisa entre candidatos da oposição, o que foi rejeitado pelo PT.

Assim, o PDT ainda se reunirá para decidir o que fazer. Nesta indefinição, não está descartada a possibilidade do partido apoiar o PMDB, o que é defendido pelo vereador presidente municipal do partido, vereador Paulo Pedra.

 

Campo Grande News/V.H.

Campo Grande, Eleições Municipais, Giroto, Vander Loubet, Reinaldo Azambuja

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens