Quarta-Feira 03/09/2025 11:00

Furto de energia gera prejuízo de R$ 7 bilhões no país

Brasil - Segurança Pública - Fraudes nos Medidores de Energia Elétrica

Imagem: itaporahoje.com

Esse é o valor negativo que o Brasil contabiliza anualmente por conta das ligações clandestinas e fraudes nos medidores de energia elétrica.

O prejuízo equivale a 13% do montante que deveria ser faturado e recebido dentro do setor elétrico nacional.

No MS, furto equivale ao consumo anual da cidade de Dourados e acarreta um prejuízo de 112 milhões de reais.

Mato Grosso do Sul também faz parte deste cenário, onde o furto equivale ao consumo anual da cidade de Dourados e acarreta um prejuízo de 112 milhões de reais.

Mas o Estado começa a mudar esta realidade.

Um exemplo disso foi a resposta prontamente dada à campanha de prevenção ao furto e desperdício de energia elétrica, realizada pela Enersul em 2011.

O furto onera as tarifas, compromete a segurança e reduz os investimentos em serviços essenciais para a própria comunidade, ou seja, uma conta que todo mundo paga.

E quem não paga pela energia que utiliza, não tem motivos para economizar: além de energia, desvia impostos que podem gerar benefícios para a nossa sociedade, em áreas importantes como segurança, saúde, educação e bem estar social.

Com um efetivo exercício de cidadania, a população registrou, nos canais de atendimento da Enersul, cerca de 10 mil denúncias de fraude, envolvendo desde residências até estabelecimentos comerciais, muitos localizados em áreas nobres do Estado.

Isso reflete a reprovação da maioria das pessoas a esse tipo de crime e demonstra a preocupação de todos em consolidar no Mato Grosso do Sul uma sociedade consciente de seus direitos e obrigações.

Consciência e denúncias

A Enersul, somente em 2011, identificou quase 35 mil unidades consumidoras com irregularidades nas ligações, em um programa de inspeções onde investiu mais de 20 milhões de reais.

Este trabalho é desempenhado continuamente, por obrigação dos deveres de sua concessão e também em atenção à grande maioria de seus 840 mil clientes.

Na operação “Curto-Circuito”, deflagrada pela Polícia Civil no início deste mês, nas cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo e Terenos, 22 endereços foram confirmados e várias pessoas foram presas, após seis meses de investigações pela polícia, que solicitou apoio da empresa na verificação de locais onde foram praticadas fraudes que alteravam o registro, nos medidores, da energia consumida.

A Polícia dará continuidade às investigações, assim como levará em consideração novas denúncias em todo o Estado.

O interesse da Enersul é o de normalizar rapidamente as instalações que foram adulteradas, para que todos os seus clientes utilizem a energia de modo racional, seguro e eficiente.

Para isso, oferece orientação sobre o uso eficiente de energia em seu site, www.enersul.com.br, e nas suas agencias de atendimento pessoal.

A empresa também disponibiliza seu tele-atendimento durante 24 horas por dia, todos os dias, pelo numero 0800 722-7272, para fornecimento de orientações, solicitação de serviços ou denuncias de casos de furto de energia.

A ligação é gratuita, também para telefone celular.

 

Redação/Jornal Agora MS/DF

valor negativo, ligações clandestinas, fraudes, medidores de energia, setor elétrico

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens