Quarta-Feira 03/09/2025 19:23

Com boa avaliação na qualidade da saúde, MS reúne gestores para fortalecer o SUS

Estado - Saúde - 8ª Posição no Ranking

 

(Foto: Marco Miatelo)

‘Mais importante para nós é o esforço de melhorar. Nós temos aqui uma boa avaliação e estamos acompanhando cada projeto, cada rede prioritária e atenção básica dos estados e dos municípios e em especial em Mato Grosso do Sul’, disse o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães em relação ao Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012) que avalia a qualidade dos serviços de saúde no país. No ranking, entre as unidades federativas, Mato Grosso do Sul conquistou a 8ª posição com pontuação de 5,64.  

O secretário participou ontem (02) do 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems/MS). O evento contou com  presença de gestores municipais de saúde e da secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi. Conforme Helvécio Magalhães, o objetivo do Ministério da Saúde é exatamente a proposta do tema do encontro – o fortalecimento do SUS. ‘O SUS está buscando a integralidade. Queremos avaliar a qualidade e melhoria da atenção básica da saúde valorizando quem está propondo essa mudança’, afirmou.

Conforme Helvécio Magalhães, o Ministério da Saúde quer traçar parâmetros para aplicar recursos e organizar o sistema de saúde. Neste sentido, o governo federal lançou o Idesus para avaliar a oferta e qualidade dos serviços. ‘O importante não é a classificação, mas fazer a primeira avaliação de desempenho do SUS em cada município e em cada estado. O importante é a evolução disso, a próxima medida pra gente avaliar quem cresceu, quem melhorou e cuidar de quem está com dificuldade. É um conjunto entre União, municípios e Estados’, explicou.

Qualidade no SUS

O IDSUS avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

Para a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi a boa avaliação do Ministério da Saúde foi recebida com satisfação principalmente pelo sistema ser universal num país com diversidade.  ’De uma maneira geral todos nós gestores da saúde recebemos com muita satisfação o resultado dos indicadores de desempenho do SUS. Não é um indicador que mede a prefeitura, governo do Estado, a União, mas que mede o SUS naquele território. É um resultado muito animador e desafiador porque nos remete a novas estratégias e ações no sentido de melhorar’, comentou.

O Ministério da Saúde anunciou que a partir de agora aqueles municípios que tiverem um desempenho bom no IDSUS vão ser premiados de alguma forma. ‘A gente imagina que sejam novos recursos e oportunidades de treinamento. Aqueles municípios do Estado que tiverem dificuldade devem ser vistos com mais atenção, mais oportunidades e investimentos, porque o que queremos é que todos cresçam igualmente’, ressaltou.

De acordo com Beatriz Dobashi, o SUS tem muitos desafios, no que se refere à atenção básica com aumento da cobertura, principalmente na ampliação da adesão dos médicos e sua formação com perfil de atuação em equipe. ‘Temos também gargalos importantes como na atenção e consulta especializada. Já na atenção hospitalar precisamos rever o papel de cada hospital no seu território e que tipo de atenção que ele vai dar ou como atua em rede na atenção básica’, explicou.

Em Mato Grosso do Sul, como salienta Dobashi, uma experiência que deu certo está servindo de exemplo no país. ‘A partir de 2010 fizemos uma revisão no diagnóstico de cada uma das 11 microrregiões de saúde e a partir disso estamos fazendo um plano diretor de atenção à saúde em cada região. Nesse plano há um compromisso do Estado, dos municípios e da União com financiamento, treinamento, melhoria na infraestrutura no sentido de enfrentar todos os problemas que temos no nosso SUS’, lembra.  

A secretária de saúde do Estado informou que no encontro que segue até hoje (03), o objetivo é discutir pontos estratégicos da organização do SUS e elaborar uma carta de Mato Grosso do Sul que vai ser levada para outros eventos. ‘Já temos eventos neste mês em Aracaju e no mês de junho em Maceió. Vai servir de agenda ou de pauta para todos os secretários municipais no sentido de acatar sugestões, promover parcerias com melhorias no sistema de saúde’, finalizou.

 

 

Notícias MS/V.H.

Mato Grosso do Sul, Saúde, 8ª Posição no Ranking, SUS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens