Quinta-Feira 04/09/2025 12:24

Foco na MPE - Beliches mais seguros

Brasil - Cooperação Técnica - Normatização de Qualidade e Competitividade

Imagem: portalmpe.abnt.org.br

A normatização para madeira e móveis é uma das prioridades do convênio mantido entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de promover a qualidade e a competitividade.

No que depender do Comitê Brasileiro do Mobiliário (ABNT/CB-15), não faltarão normas para auxiliar o setor.

O coordenador da Comissão de Estudo de Móveis para Dormitório do ABNT/CB-15, Ivo Cansan, justifica a importância dessas normas como uma oportunidade de estimular os produtores a oferecer segurança e conforto aos consumidores.

Aponta mais um aspecto: “Faremos com que os fabricantes externos, quando quiserem vender para o Brasil, se adaptem às nossas normas, tornando a competição mais igualitária. Não estamos criando benesses internas, mas sim uma competição global saudável economicamente”.

Depois de elaborar a ABNT NBR 15860-1:2010 - Móveis – Berços e berços dobráveis infantis tipo doméstico . Parte 1: Requisitos de segurança e ABNT NBR 15860-2:2010 - Móveis – Berços e berços dobráveis infantis tipo doméstico. Parte 2: Métodos de ensaio, a Comissão dedicou-se a mais dois projetos de normas, que estão na Consulta Nacional até dia 10 de outubro de 2011.

São eles:

  • 15:002.03-001/1 - Móveis – Camas beliche e camas altas para uso doméstico – Parte 1: Exigências de segurança e
  • 15:002.03-001/2 - Móveis – Camas beliche e camas altas para uso doméstico – Parte 2: Métodos de ensaio.


Com este novo trabalho, a Comissão leva adiante a intenção de normalizar toda a linha de produtos infantis, considerada especialmente importante.

“Na maioria das vezes, o consumidor não tem conhecimento e acaba escolhendo produtos sem segurança mínima e conforto adequado para seu uso”, comenta Cansan, que é presidente da Associação de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs).

Todos ganham

O coordenador defende que as normas técnicas beneficiam tanto os consumidores como os produtores.

Observa que a maioria dos fabricantes procura adequar sua produção às melhores práticas, mas alguns às vezes se iludem com encomendas de comerciantes.

Acabam produzindo móveis de custo abaixo do possível e prejudicando todo o setor.

“Devemos nos preocupar em primeiro lugar com a segurança do usuário e depois com o custo. É claro que precisamos pensar que o consumidor busca produtos dentro da sua capacidade de pagamento, mas nem por isso devemos esquecer itens essenciais aos móveis”, ele enfatiza.

No ano passado, o Laboratório de Controle de Qualidade do Centro Tecnológico do Mobiliário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Cetemo), instalado em Bento Gonçalves (RS), analisou várias marcas de beliches, a pedido do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Os testes, realizados com base em uma norma européia, apontaram rebarbas, falta de barras de apoio e instabilidade, entre outros problemas que podem causar acidentes aos usuários.

Agora, nos projetos de normas em Consulta Nacional, segurança é prioridade.

De acordo com Ivo Cansan, o setor costuma trabalhar de acordo com a disponibilidade de matérias-primas e acessórios no mercado, tentando de todas as formas facilitar o desenvolvimento de produtos de qualidade, dentro de um custo compatível.

“Mas o requisito básico é a segurança do usuário, por isso precisamos ficar atentos às normas, sejam elas voluntárias ou compulsórias”.

 

Por meio do convênio ABNT/Sebrae, micro e pequenas empresas podem obter, gratuitamente, uma coletânea de normas técnicas para madeira e móveis.

Basta fazer cadastro no site www.abnt.org.br/sebrae

 

portalmpe.abnt.org.br/DF

ABNT, Sebrae, normatização, madeira e móveis, ABNT-CB/15, segurança, conforto

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens