Quinta-Feira 04/09/2025 14:34

MS é primeiro Estado brasileiro a assinar termo de fiscalização de produtos

Estado - Geral - Cooperação Técnica

(Foto: Kayke Niz)

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado brasileiro a assinar um termo de cooperação técnica visando possibilitar a busca pela oferta de alimentos seguros a população e combate a clandestinidade de produtos de origem animal e vegetal. O termo se refere ao desenvolvimento e execução de ações diretamente ligadas aos trabalhos de combate à produção e comercialização de produtos de origem animal e vegetal, medicamentos de uso veterinário e insumos agropecuários, sem registro oficial e com trânsito irregular no Estado.

O governo do Estado, juntamente com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) assinou nesta sexta-feira (17) o termo de cooperação técnica, firmado por meio de parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul; Delegacia do Consumidor (Decon) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Para Wantuir Jacini a parceria entre os federados vai resultar no aperfeiçoamento das ações de fiscalização com reflexos diretos na melhoria do trabalho prestado a sociedade sul-mato-grossense. ‘Estarão todos envolvidos em uma mesma ação, com isso, a população só tem a ganhar. A melhoria dos padrões de nossos produtos, consumidos no mercado interno, vai trazer garantia de mais saúde para o nosso consumidor’, lembra o secretário de Segurança Pública.

As atuações englobam trocas de informações, capacitação de técnicos e ações desenvolvidas em conjunto com os serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de inspeção sanitária de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. De acordo com o superintendente Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, para desenvolver os atos propostos, o mistério será responsável pela disponibilização de equipe técnica e recursos para execução das ações de controle das condições sanitárias e de segurança de produtos produzidos no Estado. ‘O suporte financeiro para desenvolvimento das ações será subsidiado pelo Mapa, vamos manter a estrutura das ações com carro e equipamentos. Em média serão disponibilizados, a cada trimestre, cerca de R$ 100 mil para desenvolvimentos e manutenção destas ações’, explicou Orlando.

A Delegacia do Consumidor também terá função essencial durante a execução das ações de controle e repressão, intensificando a fiscalização do comércio clandestino de carne, leite e derivados, assim como outros produtos. O termo de cooperação regulamenta as ações que já vinham sendo desenvolvidas e aglutina esforços, melhorando a qualidade das atuações com o respaldo de todas as esferas envolvidas. ‘A soma destes esforços nos possibilita atuar e todas as vertentes penal e criminal. Teremos maior autonomia para fiscalizar produtos de origem desconhecida com ações imediatas’, lembrou o delegado titular da Decon, Adriano Garcia Geraldo.

A equipe que irá atuar nas ações será composta por quatro policiais da Decon, quatro técnicos da Iagro e duas pessoas ligadas ao Mapa. ‘Os policiais, fiscais e técnicos participarão de um processo de capacitação, para que os trabalhos e ações relacionadas a cada segmento seja conhecido pelos outros órgãos’, disse Adriano.

Dez técnicos da Iagro desempenham funções técnicas e de controle durante as fiscalizações já existentes. Segundo a diretora-presidente do órgão, Maria Cristina Carrijo a atuação da agência no termo e cooperação visa zelar pela qualidade alimentar dos produtos para que eles cheguem a mesa da população com qualidade. ‘Ao unirmos nossas forças, potencializa este trabalho, assim os objetivos são alcançados com mais eficiência. O ganho maior fica para a população com alimentos de qualidade e procedência’, mencionou a diretora da Iagro.

Participaram da assinatura do termo de cooperação técnica, o delegado geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Jorge Razanauskas Neto, o superintendente de Segurança Pública delegado André Matsushita Gonçalves e técnicos da superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul.

 

Notícias MS/V.H.

Mato Grosso do Sul, Primeiro Estado, Cooperação Técnica, Fiscalização de Produtos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens