Quinta-Feira 04/09/2025 19:02

Estudo da WWF aponta ameaças ao Pantanal

Estado - Ecologia e Meio Ambiente - Pantanal Ameaçado por Degradação

Imagem: Sérgio Amaral/ WFF-Brasil

Análise feita por pesquisadores de quatro países aponta que o Pantanal corre risco por conta do desmatamento, da construção de hidrelétricas e do crescimento urbano

A maior planície alagável do planeta, o Pantanal, está ameaçada pela degradação de nascentes e barramento de rios que correm do Cerrado para lá.

Metade da bacia pantaneira está sob médio e alto risco e 14% dela precisam ser protegidos com urgência, já que são áreas que mais fornecem água à planície e as que mantêm os ciclos de cheias e vazantes do Pantanal.

O alerta foi evidenciado pelo estudo Análise de Risco Ecológico da Bacia do Rio Paraguai, feito pela WWF-Brasil*, em parceria com a The Nature Conservancy* e o Centro de Pesquisas do Pantanal*.

O estudo avalia dados coletados durante três anos por 30 especialistas do Brasil, Paraguai, da Bolívia e da Argentina.

Os pesquisadores identificaram as três maiores ameaças a bacia do Rio Paraguai e que, consequentemente, colocam o frágil equilíbrio do bioma Pantanal em risco:
- o desmatamento e o manejo inadequado de terras para a agropecuária, que causa erosões e sedimentação de rios;
- a construção de hidrelétricas, que alteram o regime hídrico natural da região, e
- o crescimento urbano e populacional, que exige obras de infraestrutura, como rodovias, portos e hidrovias.

Segundo a análise, apenas 11% da bacia está protegida de alguma forma e 5% sob proteção integral em parques nacionais, estaduais ou em estações ecológicas.

No entanto, as áreas mais protegidas não são as melhores fornecedoras de água nem as mais ricas em biodiversidade.

Para impedir que essa situação se agrave, os pesquisadores fizeram recomendações que reverteriam modelos insustentáveis de desenvolvimento que os quatro países adotaram.

Uma ação importante seria a criação de mais áreas protegidas, tanto públicas quanto privadas, especialmente em regiões de cabeceiras de rios.

Ainda seria necessário, segundo o estudo, desenvolver uma agenda de adaptação da bacia às mudanças climáticas.

Quanto à pecuária extensiva praticada na região, os especialistas apontam como soluções:

  • maior apoio técnico e econômico aos produtores, para a introdução de práticas que visam conservação da água e do solo;
  • manejo e recuperação de pastagens e
  • integração com a lavoura.

Em relação às hidrelétricas, recomenda-se implantar esquemas de operação que mantenham os ciclos de cheias e vazantes semelhantes aos que ocorrem naturalmente.

As barragens que ainda estão em planejamento devem avaliar os impactos nos rios e na bacia, dando preferência a áreas que poderão arcar com os custos ambientais sem prejudicar o Pantanal.

Análise de Risco Ecológico da Bacia do Rio Paraguai lembra que preservar o Pantanal não significa, apenas, proteger as inúmeras espécies de animais e plantas do local.

Mais de oito milhões de pessoas dependem do equilíbrio ambiental da região, bem como economias de 30 milhões de cabeças de gado e quase sete milhões de hectares plantados.

*WWF-Brasil
*The Nature Conservancy
*Centro de Pesquisas do Pantanal

 

Marina Franco/Planeta Sustentável/DF

análise, pesquisadores, quatro países, Pantanal, desmatamento, hidroelétricas, WWFBrasil

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens